Versão ARM do Windows deve ser capaz de rodar no novo chip Apple M1 de forma nativa

0
73

Em uma entrevista recente, o VP de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, revelou que a versão ARM da Microsoft de seu sistema operacional Windows deve ser capaz de rodar no novo chip Apple M1 de forma nativa, mas a possibilidade de o Windows rodar em um MacBook “realmente seria até a Microsoft. “

Federighi levantou a possibilidade notável em uma entrevista à Ars Technica  sobre o novo chip da Apple, que acaba de ser lançado no mais recente MacBook Pro , MacBook Air e Mac Mini.

A Microsoft e a Apple passaram a maior parte de três décadas lidando com problemas de compatibilidade, mas a perspectiva do Windows rodando em um novo MacBook com M1 faz todo o sentido.

A Microsoft já desenvolveu uma versão do Windows 10 para ARM, e o projeto Windows-on-ARM fez avanços consideráveis ​​nos últimos anos – embora ainda existam muitas falhas no momento que ainda precisam ser resolvidas.

Porém, em seu núcleo, ARM é ARM, seja no Lenovo Flex 5G ou no novo MacBook Air, então o Windows não deve ter problemas para rodar no novo hardware da Apple.

A única questão, é se a Microsoft permitirá que isso aconteça. A licença atual da Microsoft para o Windows 10-on-ARM não permite que seja usado em máquinas Apple, uma vez que eles não estão pré-instalados nelas e a empresa ficou bastante quieta quando questionada sobre como executar o Windows no modo Boot Camp em um sistema Apple.

Windows em um Mac?

Se o problema se resume à amargura da rivalidade de longa data ou a algumas razões técnicas provavelmente empalidecem em comparação com as implicações financeiras de rodar o Windows 10 em um MacBook.

Depois de ficar fora do jogo de hardware por um longo tempo – aparentemente aprendendo sua lição com o Zune – a Microsoft está abrindo caminho no espaço de hardware com sua linha de produtos Microsoft Surface muito popular.

Um concorrente óbvio para a linha de MacBook da Apple, a Microsoft está ironicamente no mesmo lugar que a Apple estava nos anos 90 quando Bill Gates superou Steve Jobs para tornar o Microsoft Windows o sistema operacional dominante no mercado de computadores pessoais, licenciando-o para terceiros. fabricantes de PC de terceiros.

A Microsoft também claramente tem planos para o ARM, especialmente com os impressionantes ganhos de desempenho e eficiência de energia alcançados pelo M1. É muito mais provável que queira repetir o sucesso da Apple em seu próprio hardware, em vez de pegar carona nos produtos da Apple com algum tipo de acordo de licenciamento.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões