Vândalos picham portas e muros da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves em João Pessoa/PB

0
32
Vândalos picham portas e muros da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves em João Pessoa – Foto: Padre Pedro

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, localizada no Centro Histórico de João Pessoa, amanheceu no domingo (10) com as portas e os muros próximos pichados. Em um dos locais foi escrito “a sociedade quem cria o marginal” e “viva o pixo raiz”.

De acordo com o Padre Pedro, que celebra missas no local, nas portas da igreja foram pichadas algumas letras. Os moradores da região informaram a ele o que havia acontecido ainda na manhã deste domingo.

Uma moradora relatou que o local foi pichado por volta das 5h30 deste domingo e que outro morador teria visto o que aconteceu. A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local não havia mais ninguém.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves foi construída em 1843 e é parte integrante do conjunto arquitetônico disposto no largo que leva seu nome. O prédio passou por uma restauração em 2000. O diferencial está na sua localização, próxima ao Rio Sanhauá, e nas ruínas soterradas embaixo da igreja.

Em julho de 2000, durante trabalhos de restauração, foram identificadas pelos técnicos (historiadores, arqueólogos e arquitetos), as ruínas de uma fortificação cuja periodização foi estabelecida como sendo de fins do século XVI. Com cerca de 10.000 m² de área, as ruínas encontravam-se soterradas.

Numa avaliação preliminar por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pode-se tratar das “Muralhas do Varadouro”. Esses vestígios de muros de pedra calcária, que atingem em alguns trechos entre oito e dez metros de altura, pelo seu período estimado, podem remeter às primeiras ocupações da então Capitania da Paraíba, de 1585.

Com Jornal da Paraíba