UFPB aprova título de Doutor Honoris Causa a Hermeto Pascoal

0
78
UFPB aprova título de Doutor Honoris Causa a Hermeto Pascoal
UFPB aprova título de Doutor Honoris Causa a Hermeto Pascoal

Em sessão realizada, ontem, o Conselho Universitário da UFPB aprovou, por unanimidade, a outorga do título de “Doutor Honoris Causa” ao músico alagoano Hermeto Pascoal, que completou 83 anos no último dia 22 e que virá receber a honraria. A distinção foi conferida em reconhecimento à dimensão do trabalho de Hermeto e sua repercussão internacional, projetando o Brasil além-fronteiras. Na opinião do crítico de artes e cultura Sílvio Osias, do Jornal da Paraíba on line, Hermeto Pascoal situa-se no nível dos melhores instrumentistas do mundo, tendo se apresentado e feito parceria com expoentes consagrados da música.

“Hermeto Pascoal está em pé de igualdade com os maiores nomes do jazz e, por toda essa sua contribuição valiosa, a homenagem da Universidade Federal da Paraíba é das mais merecidas”, acrescenta o jornalista Sílvio Osias ao dar a notícia da reunião do Conselho Universitário. Considerado a mais elevada condecoração da UFPB, o título de Doutor Honoris Causa já foi conferido a personalidades de destaque de diferentes segmentos, a exemplo de dom José Maria Pires, que durante quatro décadas foi arcebispo metropolitano da Arquidiocese da Paraíba, com atuação destacada no trabalho pastoral e ao mesmo tempo assumindo posições combativas contra a ditadura militar que vigorou entre março de 1964 a março de 1985.

A propositura de concessão do título a Hermeto foi de iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, que é dirigida pela reitora Margareth Diniz, a qual endossou plenamente as justificativas apresentadas para fundamentar a indicação. Hermeto Pascoal é, também, compositor, e até então nenhuma Universidade do Brasil havia prestado tal homenagem ao músico. A data para a cerimônia de outorga ainda vai ser definida pelo Conselho Universitário com a reitoria e com o próprio homeenageeado.

Deixe uma resposta