Twitter Bot: Aprenda a criar um bot para a rede social

0
113
Twitter Bot: Aprenda a criar um bot para a rede social
Twitter Bot: Aprenda a criar um bot para a rede social

Este artigo tem como objetivo fazer uma breve introdução à programação, dando um exemplo de um caso real de forma a perceber o potencial da programação. Para este artigo, vamos aprender a desenvolver um bot para o Twitter. Este bot será muito simples, apenas irá enviar um tweet automaticamente a determinada hora do dia. Para este caso, batizei o bot de “ProverbiosBot” e não fará nada mais que enviar um tweet aleatório sobre um provérbio português.

Antes de começar efetivamente a mostrar todos os passos necessários, vou fazer uma breve introdução à framework que vamos utilizar neste exercício. Para a programação do bot, optei por escolher a framework de javascript Node.Js.

Node.Js é uma framework que nos permite programar em javascript do lado do servidor. Este bot poderia ter sido criado com qualquer outra framework, mas decidi escolher esta primeiro porque é uma das minhas preferidas, depois porque é bastante modular e tem um repositório opensource com muitos recursos gratuitos que podemos utilizar e facilitar o desenvolvimento de qualquer aplicação. Este repositório que falo é o npm.

O npm é um gestor de pacotes/módulos que não são nada mais que bibliotecas de código desenvolvidas por qualquer programador e que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento.

Feita esta breve introdução às tecnologias, vamos então iniciar a construção do nosso bot.

Criar conta twitter e respetiva aplicação

O primeiro passo será, para quem ainda não tem, criar uma conta no twitter. Após a criação, necessitamos de entrar na página de desenvolvedor do twitter e criar uma aplicação. Este passo é necessário pois para ser possível publicar/tweetar na plataforma, precisamos de um conjunto de chaves secretas para que o nosso bot comunique com o servidor do Twitter. Vamos começar por aceder ao Twitter Developer.

O próximo passo é então criar a aplicação no twitter. Para isso, no menu, selecionar a opção “App” e clicar no botão “Create an app”.

Após clicar no botão é necessário explicar resumidamente o que a aplicação irá fazer, qual o objetivo.

Após configurada todas as definições da aplicação, será mostrado um ecrã semelhante a este com os dados chaves necessárias que iremos usar no nosso bot para que este possa comunicar com o servidor do Twitter.

Neste momento, já possuímos os dados necessários para estabelecer a ligação ao servidor do twitter. Vamos então construir o nosso bot.

Para programar em node.js podemos utilizar um simples editor de texto. Pessoalmente prefiro utilizar o Visual Studio Code.

Primeiro passo, criar uma pasta onde iremos organizar o nosso projeto. Por exemplo, criar a pasta com o nome “TwitterBot”. Para inicializar o nosso projeto node.js devemos abrir uma linha de comando e navegar até ao local onde criamos a pasta do projeto. Já dentro da pasta devemos executar o seguinte comando para inicializar o projeto: npm init

Ainda se lembra das chaves que geramos na página developer do Twitter? Agora o objetivo será criar um ficheiro de configuração onde iremos configurar estas chaves.

Assim, dentro da pasta criada anteriormente (TwitterBot) vamos criar um ficheiro javascript “config.js”. Dentro deste ficheiro vamos colocar as respetivas chaves geradas pelo twitter.

O próximo passo será criar o ficheiro bot.js. Este será o nosso ficheiro principal e o responsável por enviar os tweets.

Vamos uma vez mais à linha de comando e iremos importar a biblioteca do twitter. Este passo é muito importante pois se não efetuarmos a importação desta biblioteca não conseguiríamos ter acesso aos métodos que nos irá permitir enviar tweets.

npm install –save twit

Após a execução deste comando, será instalado todos os recursos necessários para interagir com o twitter. Ficaremos com acesso para enviar tweets, obter lista de seguidores, lista de tweets do feed do utilizador, etc.

Além deste módulo, vamos ainda precisar de mais duas bibliotecas:

$ npm install random-item //permite obter valores aleatórios de um arraynpm install node-schedule //permite criar agendamentos para executar determinada ação

Depois de instalado estes módulos na linha de comando, poderemos construir o nosso bot.

Este é o código necessário para enviar tweets automáticamente. Decompondo o código em partes, podemos observar o seguinte:

A primeira parte é a declaração e instanciação de variáveis. A palavra chave “require” significa que estamos a importar para o nosso bot, funcionalidades de uma biblioteca externa. Por exemplo, na primeira linha, estamos a indicar que a variavél “twit” irá ter acesso às funções da biblioteca twit.

Os nosso provérbios são definidos no array como se pode verificar na imagem acima. Para este exemplo não ser demasiado extenso, temos apenas três provérbios, mas podemos ter tantos quantos desejarmos.

Este bot está programado para enviar um provérbio aleatório todos os dias às 12h33min, mas poderia ser de 10 em 10 minutos ou no intervalo que preferirem.

Este é apenas um caso prático e engraçado para demonstrar que a programação pode ser divertida. Se tiverem interesse em mais artigos do género, dêem feedback, tirem as dúvidas sobre o código nos comentários.

O bot completo está disponível no GitHub para consultarem.

Veja também…

Deixe uma resposta