Sucesso na novela das 21h, Erika Januza conta como Subúrbia mudou sua vida para sempre

GPS da FAMA

A atriz Érika Januza. (Foto: Reprodução)
A atriz Érika Januza. (Foto: Reprodução)

A atriz Erika Januza é, hoje, um dos maiores destaques no elenco da Globo. Sucesso na novela O Outro Lado do Paraíso, ela revelou que o preconceito que sua personagem sofre no folhetim de Walcyr Carrasco é exemplo do que ela sofreu no início da carreira.

Revelada na série Subúrbia, da Globo, Erika contou em entrevista à revista Marie Claire que ser escolhida pela Globo para protagonizar a produção mudou a sua vida definitivamente.

Sou uma pessoa antes e depois desse trabalho. Minha profissão mudou meus pensamentos, me trouxe para um universo completamente diferente. Naquela época, eu nem sequer percebia que sofria preconceito. Hoje reavalio as recusas e comentários negativos que recebia“, contou.

+Mayana Neiva diz que elenco de O Outro Lado do Paraíso foi proibido de saber o final

Erika falou sobre o pedido que a produção da série, na época, fez. Para que a personagem fosse ao ar da maneira como planejado, a Globo pediu para que ela cortasse o cabelo. Acostumada com os cabelos lisos que a sociedade impôs desde sua infância, ela custou a se adaptar e aceitar o seu corte natural.

Sofri muito. Alisar era uma proteção. Como toda pessoa negra, desde pequena ouvi dizerem que meu cabelo era ruim, bombril, duro. Foi um processo dolorido de aceitação e, por isso, não julgo quem alisa. Mas isso me tirou da ditadura da beleza para sempre. Mudei de dentro para fora, e não o contrário”, disse Erika Januza.

Na opinião da atriz, o que ela passa é semelhante ao que todas as negras sofrem: “Sei que ocupo um lugar importante, então, quando posso, falo das minhas experiências como cidadã negra. E nos identificamos. O que passo é parecido com o que todas as mulheres negras deste país passam, seja uma atriz, seja uma doméstica”, finalizou,

Sucesso na novela das 21h, Erika Januza conta como Subúrbia mudou sua vida para sempre

amei