Reprise de Celebridade revela erro de continuidade da Globo no passado

GPS da FAMA

Laura na cena do dia da morte e no último capítulo (Foto: Reprodução)

A Globo exibiu um capítulo decisivo da novela Celebridade na tarde desta segunda-feira (9) no Vale a Pena Ver de Novo. A reprise mostrou a famosa morte de Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), uma das mais marcantes das tramas da emissora, que ficou famosa pelo artifício do “quem matou”.

A reviravolta aconteceu no capítulo 110, que foi ao ar em fevereiro de 2004, mas o desfecho só veio à público no dia do seu último capítulo, no mês de junho, quando o falso flashback com a cena da morte foi regravado. No entanto, algo que passou despercebido na época pôde ser visto na reprise.

Quem matou o Lineu, de acordo com a cena da primeira exibição, foi Laura (Cláudia Abreu), que apareceu na cena seguinte com o seu visual da segunda fase da personagem, que começou a novela ruiva. Na terceira fase, quando ela se torna milionária, a vilã fica loira e segue assim até o fim da novela.

No entanto, nas imagens que foram ao ar no último capítulo, ela regravou a sequência da morte com a mesma roupa usada no episódio 110, mas não conseguiu repetir o tom exato do cabelo, que sofreu modificações à essa altura. Conforme podemos ver no comparativo, houve um erro de continuidade.

Outro erro que há está na gargantilha da personagem, que é claramente diferente da que foi usada no dia da cena e no dia do último capítulo.

Laura na cena do dia da morte e no último capítulo (Foto: Reprodução)

A cena da morte de Lineu foi gravada no dia da exibição final para evitar vazamentos, já que vários personagens eram suspeitos. O primeiro deles era Fernando (Marcos Palmeira). O cineasta discute com Lineu e avisa que não quer ver Beatriz (Deborah Evelyn) nunca mais.

Lineu ameaça pedir a seu amigo que retire o patrocínio do filme e Fernando, furioso, garante que não cederá à sua chantagem e vai ao seu encontro. Renato (Fábio Assunção) avisa Lineu que Ubaldo (Gracindo Jr.) está na festa da nova revista e o empresário pede que os seguranças não saiam de perto de seu desafeto.

Maria Clara (Malu Mader) tenta deter Fernando, que sai do estacionamento e bate ligeiramente com o carro; mas ele vai embora, sem vê-la. Corina (Nívea Maria) conversa com Lineu e esquece o seu celular na sala. Inácio (Bruno Gagliasso) explode com o avô e garante que vai se casar com Darlene (Déborah Secco).

Lineu retruca que ele é louco e expulsa-o da sala. Próximo à Vasconcelos, Fernando troca o pneu de seu carro e vê Inácio, transtornado, pegar um táxi. Corina confessa para Maria Clara que Lineu é pai dela. Maria Clara e Queiroz (Otávio Müller) descobrem Lineu morto em sua sala.

Laura na cena do dia da morte e no último capítulo (Foto: Reprodução)

O delegado Lourival e o detetive Chagas assumem a investigação. Inácio chega na casa de Salvador, bastante transtornado. Fernando nega ter se encontrado com Lineu, deixando Maria Clara confusa. Beatriz fica desarvorada com a morte do pai e com a notícia de que Maria Clara é sua irmã.

Maria Clara vê a marca da batida no carro de Fernando e pergunta porque ele está mentindo. Laura não apareceu ao longo de todo o capítulo, apenas na cena que foi ao ar imediatamente após a descoberta da morte.

Curiosamente, o erro é parecido com o da novela Insensato Coração, do mesmo autor, Gilberto Braga, que recriou a cena da morte da personagem Norma (Gloria Pires) e as falas do flashback, juntamente com o cenário, foram diferentes da original.

Trata-se de uma simples falta de cuidado na finalização, que não passa despercebido pelo público.

Reprise de Celebridade revela erro de continuidade da Globo no passado