Globo montará estúdio panorâmico no centro da capital russa para cobertura da Copa

GPS da FAMA

Estúdio da Globo será montado na Praça Vermelha, em Moscou. (Foto: Divulgação)
Estúdio da Globo será montado na Praça Vermelha, em Moscou. (Foto: Divulgação)

A Globo fará mais um grande investimento para uma cobertura especial da Copa, que este ano será realizada na Rússia. A exemplo do que fez na última Olimpíada, no Rio de Janeiro, a emissora montará um estúdio panorâmico para realizar transmissões ao vivo.

De acordo com o colunista Ancelmo Góis, além das equipes do esporte que farão a cobertura e os jogos, outros apresentadores viajarão para o país europeu e comandarão programas direto da “central” da emissora. O estúdio panorâmico será erguido na Praça Vermelha, coração de Moscou, capital russa.

+ Grande rede dos EUA adquire diretos de exibição de duas séries da Globo

Fernanda Gentil será uma das apresentadoras da emissora enviadas ao país. A partir do dia 10 de junho, ela comandará o Esporte Espetacular direto do estúdio panorâmico da Globo em Moscou.

NOVAS REGRAS

A Globo conquistou mais uma vez os direitos de transmissão no Brasil para a Copa do Mundo, que voltará a ser realizada este ano, na Rússia. E os outros canais do país que não garantiram o direito de transmitir os jogos, terão de seguir exatamente as condições impostas pela emissora carioca para utilização de imagens das partidas.

A Globo divulgou recentemente algumas regras que deverão ser cumpridas pelos outros canais que não têm os direitos do mundial, mas que desejam exibir imagens dos jogos em programas de debate e jornalísticos. Essas condições, no entanto, vêm gerando revolta entre os concorrentes.

Para início de conversa, a Globo só permitirá a exibição das imagens nos outros canais duas horas após o fim de cada partida. Isso prejudicará emissoras como a ESPN, que costuma realizar debates logo após os jogos, mas agora não poderá utilizar as imagens de imediato para ilustrar as análises de seus comentaristas. Nesse caso, o público dos canais terá de se contentar com os debates sem imagens, VTs antigos ou fotos compradas de agências.

A Globo também determinou que os canais só deverão exibir 2 minutos e 45 minutos de cada partida. Em caso de cerimônias, o tempo será de apenas 1 minuto. As imagens só poderão ir ao ar dentro do prazo de 48 horas a partir da liberação. Após isso, os canais serão obrigados a encerrar a exibição na TV e remover o material de websites.

Globo montará estúdio panorâmico no centro da capital russa para cobertura da Copa