Globo lança Onde Nascem os Fortes no sertão do Nordeste; confira como foi

GPS da FAMA

Elenco, autores e direção de Onde Nascem os Fortes (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Elenco, autores e direção de Onde Nascem os Fortes
(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

O evento de lançamento de Onde Nascem os Fortes foi um convite a uma imersão pelo sertão paraibano, região que recebe a maior parte das gravações da supersérie, no Nordeste do país. Nesta segunda-feira (09), um grupo de jornalistas e influenciadores partiram da capital João Pessoa rumo à região de Cabaceiras, a quase 200 km, para um dia de vivência no local. Durante todo o dia, eles conheceram locações da produção, se encantaram pelas paisagens que ambientam a história e, ao final da jornada, confraternizaram com elenco e equipe em um coquetel ao modo sertanejo.

O tour começou pela fábrica de bentonita, que na trama pertence a Pedro Gouveia (Alexandre Nero), no pequeno município de Boa Vista. Os autores da supersérie George Moura e Sergio Goldenberg receberam os jornalistas na entrada do local. Lá mesmo, eles convidaram a todos a conhecerem a história de duas mulheres, Cássia (Patricia Pillar) e Maria (Alice Wegmann), mãe e filha, que largam suas vidas no Recife para descobrir o paradeiro de Nonato (Marco Pigossi). Gêmeo de Maria, ele sumiu após se envolver numa briga banal de bar com o Rei de Sertão. “Um filósofo disse certa vez que uma boa história se escreve com os pés. Percorremos mais de 5 mil quilômetros pelo nordeste antes de escrever essa história que vocês poderão acompanhar a partir do dia 23”, explicou Moura, aos jornalistas. “Espero que vocês aproveitem essa experiência”, completou Goldenberg. Entre as dunas de bentonita, os jornalistas conheceram detalhes de gravações que aconteceram lá e ainda aproveitaram para registrar a beleza insólita do local.

Após o almoço, o grupo seguiu para o segundo ponto da expedição. Ao pé de uma formação rochosa que recebeu as gravações das cenas de aventura dos gêmeos Maria (Alice Wegmann) e Nonato (Marco Pigossi), eles se impressionaram com um dos pontos turísticos da região, a Saca de Lã. Trata-se de um conjunto de pedras que parecem ter sido caprichosamente esculpidas para se assemelhar a sacos empilhados. A parada rendeu novos cliques fantásticos.

O ápice do tour ainda estava por vir. No fim da tarde, o grupo de jornalistas subiu ao Lajedo do Pai Mateus, local que serve de cenário para o líder religioso Samir, vivido por Irandhir Santos. É no alto do grande deck de pedra que se vê o mais famoso pôr do sol da região e se tem acesso a uma belíssima paisagem panorâmica do local. O diretor artístico da supersérie, José Luiz Villamarim, reuniu o grupo e explicou que a escolha do cariri paraibano foi decidida quando ele subiu ao lajedo pela primeira vez. “Estávamos fazendo uma viagem em busca de locação quando chegamos aqui, vindo direto do aeroporto de Campina Grande. Fiquei muito impressionado com o local e não tive dúvidas de que era aqui que a gente ia gravar”, contou. Villamarim também comandou a visita ao grande salão da comunidade de Samir, uma impressionante estrutura feita com canos de PVC que simulam galhos de madeira.

O dia se encerrou com um coquetel no hotel onde o elenco e parte da equipe estão hospedados desde que as gravações começaram, em outubro de 2017. A exibição do clipe de apresentação da supersérie comoveu os convidados e os atores. Patricia Pillar, intérprete da protagonista Cássia, assistiu às imagens pela primeira vez. “Cássia é uma mãe coragem, uma mulher em busca de respostas. Tenho certeza que essa saga vai emocionar o público assim como me emociona”, afirmou. Fabio Assunção, o juiz Ramiro, também comentou seu personagem: “Ramiro me desafia como ator e isso me interessa muito. Estou muito feliz!”, completou.

A emoção logo foi acompanhada pelo clima festivo da equipe. Quando o volume do som ambiente aumentou, eles fizeram questão de deixar os convidados à vontade. “Aqui virou nossa casa por todos esses meses. Acho sensacional poder dividir um pouco da experiência com vocês”, disse Alice Wegmann. Para Nero, a supersérie fez com que ele ganhasse uma nova família. “Acabamos convivendo mais entre nós do que com as nossas próprias famílias. Então é hora de celebrar esse projeto que eu estou tão feliz de fazer parte”, afirmou.

De George Moura e Sergio Goldenberg, escrita com a colaboração de Flavio Araujo, Mariana Mesquita e Claudia Jouvin, Onde Nascem os Fortes tem direção artística de José Luiz Villamarim, direção geral de Luisa Lima e direção de Walter Carvalho e Isabella Teixeira. Com estreia marcada para o dia 23 de abril, a supersérie traz ainda nomes como Fábio Assunção, Debora Bloch, Irandhir Santos, Enrique Diaz, Jesuíta Barbosa, Carla Salle, Lara Tremouroux, Marcos de Andrade, Ravel Andrade, Camila Márdila, José Dumont e Nanego Lira no elenco.

Atores de Onde Nascem os Fortes (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Patrícia Pillar Fábio Assunção, Lara Tremouroux e Alexandre Nero (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Elenco, autores e direção de Onde Nascem os Fortes (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Coletiva de Onde Nascem os Fortes (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Gabriel Leone e Carla Salle (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Gabriel Leone e Fábio Assunção (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Lara Tremouroux e Jesuíta Barbosa (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Autores e diretor de Onde Nascem os Fortes (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Coletiva de Onde Nascem os Fortes (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Coletiva de Onde Nascem os Fortes (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Globo lança Onde Nascem os Fortes no sertão do Nordeste; confira como foi