Globo extingue horário destinado às novelas e explica a situação

GPS da FAMA

Logo da Globo (Foto: Divulgação)
Logo da Globo
(Foto: Divulgação)

Um novo horário destinado às novelas foi aberto em 2011 pela Globo. A emissora o inaugurou com o remake de O Astro, de Janete Clair, e deu continuidade com Gabriela, em 2012 e O Rebu, em 2014. Em 2015, o horário parecia ter se consolidado com o sucesso de Verdades Secretas.

Gleici desanima e Kaysar a incentiva a lutar no BBB18: “Quero que você ganhe”

No entanto, a partir de 2017, a faixa de novelas acabou sendo extinta e o horário passou a ser ocupado pelas chamadas superséries. Até mesmo as novelas que a ocupavam passaram a ser catalogadas na ala das séries, inclusive O Astro e Verdades Secretas.

As duas últimas citadas foram eleitas na categoria de Melhor Novela pelo prêmio Emmy Internacional e, questionada sobre o assunto pelo UOL, a Globo confirmou a mudança. Segundo ela, foi adotada uma nova linguagem de seriado para a faixa das 23h, diferente dos demais horários.

Confira a resposta a seguir:

“Com o tempo, e todos os nossos investimentos em séries, passamos a olhar para o horário de 23h de outra forma. Por tudo o que horário permitia e pelo espaço diferenciado, levamos para esses produtos uma linguagem mais de série. Foi aí que percebemos que havíamos criado um produto híbrido:

Ele tinha valores de novela (a história aberta e longa), mas também várias características das séries (o arco dramático, o desenvolvimento das personagens e poucos núcleos).

Esse produto já não era uma novela tradicional nem podia, pela própria longevidade da sua temporada, ser chamada de série. Então resolvemos chamar as produções das 23h de supersérie, uma nomenclatura que traduz muito bem o formato e traduz a lógica do produto que acabamos desenvolvendo.

No caso do Emmy Internacional, continuamos a inscrever as superséries na categoria de Telenovela, pois pelo edital do prêmio é a que mais se adequa às características desta produção, já que não existe a categoria Supersérie”.

Globo extingue horário destinado às novelas e explica a situação

amei