Categories: Destaque

Três em cada 4 mulheres já sofreram violência no deslocamento

Foto: Marcelo Camargo

Passaram por violência em deslocamentos nas cidades 74% das mulheres brasileiras, segundo a pesquisa Percepções e Experiências das Mulheres quando se Deslocam pelas Cidades. O estudo foi realizado pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em parceria com a carro de aplicativo.

As situações de violência mais vivenciadas são as cantadas e os olhares insistentes, relatadas por 60% das mulheres. O sequestro-relâmpago foi mencionado por 32%, a importunação sexual por 27%, a discriminação por 17% e o racismo por 14%. Passaram por agressão física 12%, e estupro, 7%.

Os deslocamentos a pé têm a maior incidência de violência, de acordo com a pesquisa. Relataram estar se deslocando dessa forma 55% das que sofreram sequestro-relâmpago, 56% das que sofreram racismo e 50% das que foram estupradas. Nos ônibus, 56% disseram que se deslocavam dessa forma quando passaram por importunação sexual e 28% quando foram sequestradas. No caso dos estupros, 33% das mulheres sofreram esse tipo de situação ao se mover de carro particular.
Medidas de segurança

Para evitar a violência, 94% das mulheres disseram que evitam passar por locais escuros, 89% tentam não sair à noite e 86% pedem para ser esperadas em casa ou que aguardem notícias ao chegar ao destino.

O medo ao se deslocar é citado por 97% das mulheres, que temem que situações de violência aconteçam ou se repitam. Mesmo assim, a maioria (55%) das mulheres sai de casa ao menos cinco vezes por semana, sendo que 34% vão às ruas todos os dias.

A maior parte das mulheres (59%) faz deslocamentos à noite e 8%, na madrugada, ainda que a manhã seja o período do dia com mais saídas (87%).

A segurança é a maior preocupação das mulheres ao se moverem nas cidades, citado por 88%, à frente do tempo (77%) e custo (72%).

Para elaboração da pesquisa, foram ouvidas 1,6 mil mulheres, maiores de 18 anos, em todo o país. As entrevistas foram realizadas nos meses de setembro e outubro de 2023.

Fonte: Agência Brasil

Francisco

Recent Posts

TÜV Rheinland reconhece Siemens Brasil em Sustentabilidade

Certificadora reconheceu a Siemens com o prêmio Excelência na Liderança em Segurança e Sustentabilidade

6 minutos ago

Projeto dará prêmio para professores que criarem projetos em suas salas de aula

Iniciativa ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, recebe inscrições de professores de…

35 minutos ago

Cia. BEMO estreia Don Quixote no Municipal esta semana

Um dos mais aclamados títulos do repertório do ballet clássico acontece, a partir desta quarta,…

49 minutos ago

Grupo Salt cresce 50% ao ano e visa dominar lazer da ZN

Com faturamento de R$ 15 milhões, marca consolidada na Zona Norte de São Paulo visa…

58 minutos ago

Cocriação se consolida em setores tradicionais do mercado

Dezenas de clientes participaram do desenvolvimento da atualização do aplicativo Amil Clientes, que permite o…

1 hora ago

Debate entre candidatos à prefeitura de Soledade/PB acontece nesta terça (24)

evento acontece a partir das 19h.  O Sintab de Soledade e o Blog do Márcio…

1 hora ago