Categories: DestaquePolítica

TRE-PB julga pedido de liberdade de Lauremília Lucena e Tereza Cristina após operação da PF

Lauremília Lucena e Tereza Cristina foram presas na operação da PF

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) estará julgando, na tarde desta segunda-feira (30), o recurso da defesa de Lauremília Lucena, primeira-dama de João Pessoa, e de sua secretária, Tereza Cristina Barbosa. Ambas foram presas no último sábado durante a terceira fase da Operação Território Livre, conduzida pela Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores no município.

A prisão de Lauremília e Tereza Cristina ocorreu após determinação da juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, que apontou a participação ativa de ambas em um esquema ilegal envolvendo a nomeação de cargos públicos.

A defesa das acusadas contesta a legalidade das prisões. Em nota, os advogados de Lauremília afirmaram que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas junto ao TRE, enquanto a defesa de Tereza Cristina Barbosa declarou que a prisão viola direitos fundamentais. Eles alegam ainda que os argumentos apresentados pelas autoridades são genéricos e hipotéticos, ressaltando que Tereza não teria influência sobre nomeações ou atos administrativos relacionados ao pleito eleitoral.

Segundo informações fornecidas pelo advogado Gustavo Botto, o desembargador Oswaldo Trigueiro Filho teria declarado, em decisão recente, a ilegalidade do mandado de busca e apreensão na residência do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, marido de Lauremília.

Botto informou que Trigueiro determinou a suspensão da análise de todo o material apreendido até o julgamento do mérito da reclamação, argumentando que somente o TRE poderia autorizar tal ato investigativo.

No entanto, segundo a Polícia Federal, não foi declarada qualquer ilegalidade nas medidas da operação na casa de Lauremília. A Polícia esclareceu que o desembargador não afirmou que as ações foram ilegais, apenas suspendeu a análise do material apreendido até que o pleno do TRE avalie o pedido da defesa de Lauremília.

Além disso, a Polícia Federal destacou que o pedido de habeas corpus das duas presas também será analisado, junto ao material apreendido, na sessão de hoje.

Apesar da suspensão da análise do material, a prisão preventiva das acusadas permanece inalterada até o julgamento do recurso. Caso o recurso seja aceito, Lauremília e Tereza Cristina poderão ser liberadas. Em caso de rejeição, ambas continuarão detidas no Presídio Júlia Maranhão, onde estão desde o último sábado.

Fonte: Portal T5

Francisco

Recent Posts

AcropolePlay libera conteúdos no Dia Internacional da Música

Para celebrar o Dia Internacional da Música, a escola de filosofia Nova Acrópole oferece mais…

3 minutos ago

Crayon redefine o desempenho da nuvem com tecnologia de processador inovadora

Economiza nos custos de computação na nuvem com os processadores de servidor com CPU AMD…

13 minutos ago

Polícia prende acusado de ser executor de feminicídio em Fagundes/PB

A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com a Polícia Militar, prendeu, no início da…

16 minutos ago

Haddad diz que até 600 sites de bets irregulares serão banidos em outubro e orienta apostadores a resgatar dinheiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (30) que até 600 sites de…

31 minutos ago

Jhony Bezerra e Marinaldo Cardoso realizam carreata com mais de 12 horas de duração pelos bairros de Campina

Jhony Bezerra e Marinaldo Cardoso, candidatos a prefeito e vice respectivamente, realizaram uma carreata neste…

46 minutos ago

Macaco é flagrado fugindo com bolo de prédio no Rio de Janeiro

Um macaco foi flagrado fugindo com um bolo furtado de um apartamento na Gávea, na…

1 hora ago