Toshiba abandona o mercado dos portáteis

0
86
Toshiba abandona o mercado dos portáteis
Toshiba abandona o mercado dos portáteis

Red Magic 6S

Segundo é avançado pelo site de notícias, Gizmodo, a Toshiba acaba de vender a sua participação da marca Dynabook — linha de portáteis da marca nipónica que se mantinha até aos dias de hoje —, num total de 19,9% para a Sharp Corporation, uma empresa de conglomerado japonesa.

Parece que a Toshiba chegou ao fim de um ciclo, vítima de inúmeros fatores exógenos e, até mesmo, endógenos. Por um lado, deixou-se ultrapassar num mercado altamente competitivo e do qual usufruia de uma capacidade de liderança inigualável, por outro lado, a forte inovação tecnológica de tantas outras gigantes acabou por ofuscar o forte desenvolvimento da Toshiba em mídia digital — tais como filmes, animação e outros focos associados.

É importante mencionar que, a marca japonesa já havia vendido os restantes 80,1% da Dynabook para a Sharp (garantindo o abandono dos PCs fixos, algo que não dominava). Contudo, parece que este foi o desfecho de anos consecutivos a correr atrás do prejuízo, demonstrando o quão importante é o investimento nas empresas tecnológicas.

Pondo fim a mais de 35 anos de experiência e know-how, parece que vai ser a última vez que iremos ver um portátil da marca. E agora? Para os mais desatentos, a marca domina outras áreas de investigação, nomeadamente, o desenvolvimento de díscos rígidos, impressoras e até já está presente no mercado energético.

Esta outrora gigante, não irá ser esquecida. O auge foi atingido durante os anos 1990 a 2000, permitindo a esta empresa com sede no Japão revolucionar e banalizar o uso do computador portátil em milhares de lares. Fica pouco provável, não ter ou ter tido um produto desta marca em casa.

O primeiro portátil desenvolvido pela empresa, foi anunciado e comercializado em 1985, tendo sido apelidado de T1100, possuindo baterias recarregáveis, um leitor de disquetes de 3,5 polegadas e 256KB de memória — o último grito da altura — cujo preço apontava para os 2000 dólares.

Fonte TheVerge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões