Teve o auxílio de RS 600 negado? Novo canal permite contestar resultado

0
103
Teve o auxílio de RS 600 negado? Novo canal permite contestar resultado
Teve o auxílio de RS 600 negado? Novo canal permite contestar resultado

Quem teve o auxílio emergencial negado poderá contar com mais um canal para contestação do resultado. Agora, também é possível pedir a revisão pelo site da Dataprev, além dos canais da Caixa Econômica Federal. O Ministério da Cidadania informou que o novo meio é voltado, sobretudo, para casos em que a negação do benefício se dá pela divergência de informações entre a situação da pessoa e a base de dados cadastrais.

Para facilitar o entendimento, o Edital Concursos Brasil separou alguns casos: pessoas que eram menores de idade e completaram 18 anos; pessoas que perderam seus empregos, mas não têm direito ao seguro-desemprego; cidadãos que foram servidores públicos ou militares e não têm mais esses vínculos e também indivíduos que não recebem o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, valor pago aos trabalhadores que tiveram contratos suspensos ou redução da jornada e salário.

Auxílio negado

Para contestar o direito ao benefício, o interessado deve acessar o site da Dataprev. Na página, o cidadão precisa informar o nome completo, número do CPF, nome da mãe, além da data de nascimento. Também é necessário selecionar a opção ‘Não sou robô’.

Na tela, o trabalhador poderá verificar a situação do auxílio. Caso tenha sido negado, ele deve clicar na opção ‘Contestar análise’, que aparece abaixo. Após a nova avaliação, o resultado será informado por meio das plataformas digitais da Caixa e no próprio site da Dataprev.

Outra forma de contestar o resultado é recorrer a Defensoria Pública da União (DPU). Os interessados podem buscar informações sobre a unidade da DPU em seu município pelo site do órgão. Para as cidades que não tem a DPU, a alternativa é procurar a Justiça Federal.

Liberação do auxílio

O Ministério da Cidadania informou que mais de 1 milhão de pessoas que inicialmente tiveram o auxílio negado já receberam o benefício após apresentarem contestações por meio do aplicativo ou site da Caixa.

Leia também: Usuários que tiveram a conta bloqueada no Caixa Tem podem sacar o auxílio emergencial nas agências