Samsung: smartphones estão a enviar fotografias por MMS sem permissão

Parece que há um problema que está  adecorrer com os equipamentos da Samsung que está a dar problemas aos utilizadores. É que alguns smartphones estão a enviar mensagens com fotografias aleatoriamente, sem qualquer permissão dos utilizadores.

O problema começou a ser reportado há algumas semanas, sendo que os próprios utilizadores nem estão a dar por isso. Tem sido as pessoas que têm recebido essas imagens que indicam à pessoa que enviou, já que, segundo os próprios, não há qualquer evidência dessa ação no equipamento.

Podemos encontrar no Reddit e nos fóruns da Samsung vários utilizadores a reportarem este problema. Um deles reporta que toda as fotos da sua galeria foi enviada para a sua namorada. Isto, sem que o utilizador tenha feito qualquer ação nesse sentido, o que está a causar problemas aos utilizadores.

Segundo o GizModo, são alguns dos modelos da Samsung, incluindo os recentes Galaxy S9 ou o Galaxy Note 8 que estão a ter este problema. De acordo com os utilizadores, o problema parece estar na aplicação Samsung Messages, que é a aplicação por defeito para receber e enviar SMS ou MMS.

Segundo as primeiras teorias sobre o que está a causa este problema está relacionado com a atualização do serviço RCS, um melhoramento ao protocolo SMS que tem com o objetivo melhorar a partilha de ficheiros media. Segundo esta informação, poderá ter a ver como o Samsung Messages gere o RCS que está a causar este tipo de problemas.

A T-Mobile já afirmou que o problema não é seu, enquanto a Samsung indica que já tem conhecimento do problema e que a sua equipa técnica já está a tentar resolver o problema. Encoraja, ainda, os utilizadores que reportem esse problema a contactarem diretamente a Samsung. Além disso, aconselham a que os utilizadores retirem a permissão do Samsung Messages às galerias de fotos, para que este problema não continue, enquanto não esteja resolvido pela própria fabricante.

Outra possibilidade é alterar a aplicação que gere as SMS por definição, para o Android Messages por exemplo, o outro, já que há diversas opções na Google Play.

Veja também…