O Skype agora oferece chamadas com encriptação

Em Janeiro deste ano, o Skype anunciou que estava a testar conversas de chat encriptadas utilizando o Signal Protocol da Open Whisper Systems.

Esta funcionalidade está agora disponível para todos os utilizadores do Skype no iOS, Android, Linux, Mac e Windows Desktop. Esta encriptação é end-to-end.

imagem21-08-2018-20-08-42

Como iniciar uma conversa encriptada

Para inicar uma conversa encriptada, basta carregar em “Nova Conversa Privada” no menu a partir do perfil do destinatário. O destinatário receberá um convite, e todas as mensagens e chamadas efectuadas a partir dessa conversa terão encriptação end-to-end até que seja terminada. Existe, no entanto, uma pequena limitação: os utilizadores só podem participar em uma conversa privada por dispositivo. As conversas privadas podem ser alteradas para outro dispositivo, mas o que já foi enviado e recebido só poderá ser visto a partir dos dispositivos utilizados par ao efeito.

Já existia encriptação no Skype, mas…

A encriptação que o Skype até agora oferecia não era end-to-end. Esta forma é a mais segura na medida em que os conteúdos das mensagens só podem ser lidos por quem enviou e quem recebeu as mensagens.

O WhatsApp introduziu recentemente chamadas de vídeo em grupo

O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizadas no mundo, sendo utilizado para as mais diversas situações, desde pessoais a profissionais. Contactos entre pessoas é muito mais fácil com este tipo de aplicações, principalmente quando falamos com pessoas noutros países, onde com apenas uma ligação à internet o contacto é mais mais barato. Já era possível realizar chamadas e chamadas de vídeo entre utilizadores do WhatsApp, mas quanto a grupos ainda havia muitas limitações, apesar de os grupos do WhatsApp serem bastante comuns e utilizados. Felizmente, uma das funcionalidades que os utilizadores mais esperavam chegou à aplicação, que são chamadas em grupo.

Estas chamadas são mais complexas que as do Skype, que apenas permitem conversas individuais.

Fonte: MSPowerUser

Veja também…