Microsoft mostra protótipo da Xbox original do ano 2000

Foi mostrado ao público o protótipo da consola em forma de “X” que Bill Gates apresentou para a Xbox em 2000. O protótipo original da primeira Xbox está exposto no Centro de Visitantes da Microsoft em Redmond, Washington.

No livro de Dean Takahashi, “Opening the Xbox”, ficamos a saber que o protótipo foi inicialmente apresentado na “Game Developers Conference” no ano 2000, por Bill Gates, enquanto presidente da Microsoft, tendo custado cerca de 15.500 euros. O protótipo era feito em alumínio integral.

Seamus Blackley, um dos líderes do projecto que deu vida à primeira Xbox, confirmou que o protótipo funcionava e foi usado para demonstrar as capacidades da consola à imprensa e possíveis parceiros da Microsoft. Em novembro de 2011 a consola começou a ser comercializada e já apresentava algumas diferenças no design.

Agora, em 2018, Graeme Boyd, gestor de marketing social para a Xbox, confirmou nas redes sociais que o protótipo da primeira Xbox está patente ao público em geral no centro de visitantes.

Como chegámos até aqui

Até ao lançamento da Xbox, a Microsoft não tinha grande tradição no que a hardware dizia respeito. A marca era conhecida apenas como fabricante de periféricos de boa qualidade, como ratos e teclados. Contudo, com o crescimento do mercado asiático no segmento das consolas de videojogos (a Sony, com a PlayStation 2; a Nintendo, com o Gamecube e a Sega, com o Dreamcast), a Microsoft não quis deixar passar a oportunidade de lançar a sua primeira consola, a Xbox. O nome tem origem no programa de interface gráfico do Windows, chamado DirectX, que intensificava a parte gráfica do sistema.

Em 2013, a Microsoft entrou na oitava geração de consolas de videojogos com o lançamento da Xbox One. O aparelho chegou no mercado para competir diretamente com a PlayStation 4. A sucessora da Xbox 360 vinha equipada com “retrocompatibilidade”, o que significa que os jogadores podiam usar jogos da geração anterior na nova consola. A grande novidade era uma entrada para o Kinect (sensor de movimento com câmara da Microsoft).

Em 2016, Aaron Greenberg, gestor da publicidade na Xbox, publicou um pequeno vídeo onde demonstrava que o protótipo era mesmo real e que passados 16 anos não estava totalmente perdido. No entanto, em 2018, surge a primeira oportunidade para o público poder ver a consola.

Fonte: CNET

Veja também…