Como apresentar os produtos em um e-commerce

Qualquer pessoa diante de uma compra faz questão de conhecer as características do produto, ver a cor, o tamanho e outros atributos. Saber o que está se levando para casa é algo que nenhum cliente abre mão, afinal, adquirir um produto é um investimento.

Tanto em uma loja física quanto em um e-commerce, a imagem é um elemento importante para a venda. Qualquer produto seja um artigo de vestuário, um eletrodoméstico ou até mesmo um automóvel devem estar bem apresentados para o cliente.

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Sendo assim, colocar imagens detalhadas em fotos com boa resolução, aliadas a descrições bem específicas consiste em uma boa maneira de apresentar para os consumidores o seu produto e criar uma loja virtual.

A maneira como os produtos são demonstrados em uma loja virtual pode sinalizar o fracasso ou o sucesso do empreendimento. A valorização da imagem é essencial para que um e-commerce obtenha o êxito desejado.

Nesse aspecto, mostrar os produtos por meio de fotos mal feitas e de baixa resolução não conta com nenhum apelo de venda, podendo até mesmo causar a impressão de desleixo e falta de cuidado.

Se tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce o bom atendimento é um elemento importante para conquistar e consolidar os clientes, a preocupação com as imagens dos produtos deve ser uma das prioridades para atender melhor o público.

Ciente de que pela Internet não existe a possibilidade do comprador tocar o produto, sentir o seu peso e manuseá-lo, é fundamental então que o empreendedor de uma loja virtual faça de tudo para melhorar a experiência de compra do usuário.

Dicas para produzir boas fotografias dos produtos

Para obter êxito nessa empreitada, vale a pena seguir algumas dicas bem básicas de como apresentar os produtos que você vende da maneira correta, conferindo para o cliente o máximo de informação que ele necessita. As dicas são:

Varie nas fotos

Quanto mais o cliente tiver noção e segurança do que ele está vendo, melhor para as vendas da loja virtual. Por isso, uma alternativa viável para apresentar um produto é variar nas fotos.

O ideal é mostrar em mais de uma foto o mesmo produto, porém em ângulos diferenciados. Isso vai facilitar muito que o comprador possa visualizar detalhes distintos do objeto em questão.

Se for um produto que conta com muitos detalhes, privilegie ângulos que destaquem esses aspectos importantes da mercadoria. Quanto mais o consumidor souber a respeito do que ele quer, melhor para os seus negócios.

Produza fotos com o produto sendo usado

Essa é uma dica de grande utilidade para as lojas virtuais que trabalham com artigos de vestuário. É pertinente contar com modelos vestindo as peças que estão à venda, proporcionando para o potencial comprador como é o acabamento da peça.

Preocupe-se com detalhes técnicos da fotografia

É pertinente que os detalhes técnicos da fotografia sejam levados em consideração na hora de produzir as fotos. Dois deles são essenciais: iluminação e local. No caso da iluminação, esteja atento para que o local esteja bem iluminado e não produza sombras.

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Por isso, usar fundos brancos, não exagerar no flash e fazer uso de um tripé são detalhes que podem fazer toda a diferença para assegurar uma foto de qualidade, evitando imagens tremidas e fora de foco.

Fotos de qualidade necessitam de poucas ou até nenhuma alteração em softwares de edição. Isso é importante, pois muitos consumidores estão atentos para grandes mudanças nas imagens.

Dê atenção especial à descrição dos produtos

Se a imagem é importante para vender, as palavras também. Portanto, as descrições dos produtos no site devem ser levadas em consideração na hora da apresentação. Nesse caso, as dicas são:

Não exagere nos detalhes técnicos

Descreva apenas algumas especificações que podem ser relevantes a respeito do produto. Em alguns casos é interessante citar detalhes, tais como a altura, a largura e o peso, bem como o tipo de material que foi utilizado na fabricação.

Mostre as soluções

Uma boa maneira de mostrar o produto para o consumidor é citar as soluções que ele apresenta. Ao conhecer a atuação do produto no seu dia a dia, o cliente terá boas razões para adquirir o mesmo.

Poucas palavras que dizem muito

Para descrever a mercadoria, use frases curtas e objetivas. Os clientes apreciam uma navegação rápida na hora de fazer uma compra e não querem perder tempo lendo extensos manuais descritivos.

Luz, câmera, ação! Invista em vídeos de produtos

Hoje em dia, com o a capacidade multimídia dos sites, uma loja virtual não precisa contar apenas com fotos para seduzir os clientes. É possível também contar com vídeos. Por isso, a utilização da imagem em movimento é uma boa alternativa de apresentação.

Atualmente é possível contar com câmeras que possuem uma boa qualidade de som e imagem, o que possibilita a obtenção de vídeos bem gravados e que destacam aspectos importantes dos produtos. Portanto, as dicas são:

Elabore um roteiro de apresentação

É interessante fazer um roteiro de vídeo, indicando quais os ângulos serão utilizados, optando se haverá um apresentador ou uma narração em off ou, quem sabe, até uma mescla desses dois recursos.

Além disso, faça roteiros curtos. O ideal é dizer muito falando pouco. Sendo assim, é recomendável que o vídeo tenha no máximo um minuto, pois vídeos longos se tornam enfadonhos e podem cansar o cliente.

Não exagere nos efeitos

É importante lembrar que o objetivo é mostrar os produtos do seu e-commerce e não fazer uma demonstração das suas habilidades de diretor de arte. Por isso, evite usar muitos filtros nas imagens e mudanças de cenas com muitos efeitos.

A utilização de legendas

O uso de legendas pode ser um artifício interessante para citar algumas características a mais de um produto. Por isso, caso for usá-las, saiba que elas não podem desviar a atenção dos detalhes da mercadoria em si. Elas devem agregar e não atrapalhar.

Conclusão

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No e-commerce, a Internet é a vitrine da sua loja. Portanto, para atender bem o seu público, mostre que você valoriza os produtos que você vende com uma boa apresentação.

Muitas vezes, a venda que você deixa de fazer está naquele detalhe que o seu cliente não conseguiu encontrar.

Por fim, capriche em todos os atributos do seu produto e não se esqueça de compartilhar esse texto entre os seus contatos afinal compartilhar também ajuda a vender mais.

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