Como ajudar alguém remotamente com a Assistência Rápida do Windows 10

A Microsoft adicionou uma série de recursos novos e úteis ao Windows 10 quando lançou a “Atualização de Aniversário”, e um dos mais populares é a Assistência Rápida.

De uma forma resumida a Assistência Rápida é uma aplicação que assistência remota que permite que se ajude algum outro utilizador a resolver os problemas do seu computador através de uma ligação à internet. O único requisito é que ambos os utilizadores tenham a atualização de aniversário do Windows 10.Assistencia Rapida

 

Para abrir a aplicação só tem de de aceder ao menu Iniciar – Acessórios do Windows – Assistência Rápida.

Se seguida vai aparecer uma janela em que pode escolher se é a pessoa que vai prestar a ajuda ou a que a vai receber. Como se pode ver é uma aplicação muito simples mas que pode ser de grande utilidade naqueles momentos de aperto.

Se for a pessoa que vai ajudar só tem de clicar nessa opção e se seguida vai aparecer uma janela como a que se encontra abaixo. Aqui pode ver o código de seis dígitos que tem de dar à pessoa que necessita de assistência. Este código pode ser transmitido da forma que for mais conveniente e rápida uma que vez que cada código tem tempo limite para ser usado.

Assistencia Rapida 2Depois de receber esse código a pessoa que necessita da ajuda só tem de o colocar na aplicação do seu computador. De seguida é-lhe pedido para confirmar se pretende partilhar o seu ecrã ou se por outro lado pretende cancelar o processo.

Caso o processo seja aceite e confirmado a pessoa que vai dar a assistência vai passar a ver o ecrã e a puder utilizar o computador como se o mesmo estivesse à sua frente. É possível abrir programas, ficheiros, pastas ou fazer qualquer outra ação que seja necessária para resolver os problemas do computador.

O utilizador que deu o acesso remoto ao seu computador pode a qualquer momento terminar a ligação se por alguma razão desconfiar do que o outro está a fazer.

Uma vez que quem presta a assistência tem total acesso ao computador esta solução só deve ser usada por utilizadores de confiança.

Veja também…