Bicicletas de carbono “low cost” impressas a 3D

 

Uma nova startup de Silicon Valley está a avançar com um projecto ousado: comercializar bicicletas impressas a 3D. A startup chama-se Arevo Inc e o seu criado é Jim Miller, um empresário que já trabalhou com com a Google e a Amazon.

É mais do que a bicicleta: é o próprio processo

imagem18-05-2018-07-05-37

Mas não é apenas a bicicleta que importa. A Arevo está a utilizar a bicicleta par demonstrar o seu software de design e a sua tecnologia de impressão a 3D, que a empresa espera poder ser utilizada não apenas em bicicletas, mas também na impressão de partes para automóveis, aviões e até dispositivos espaciais. A tecnologia imprime a 3D com um material que tem como base o carbono, o que permite de facto “sonhar” em utilizações mais ousadas para as impressões.

 

Há investimento no projecto?

A Arevo está ainda longe dos grandes tubarões, mas não se pode propriamente queixar dos investimentos iniciais que têm conseguido. Na quarta-feira, a Arevo conseguiu recolher fundos na ordem dos $12.5 milhões de dólares de investidores americanos e japoneses. Previamente, a startup já tinha conseguido $7 milhões noutras recolhas de fundos.

Bicicletas de carbono “low cost”?

As bicicletas de carbono costumam ser bastante caras. Isto acontece não só pelo preço do material em si, mas também pelo processo de construção da bicicleta. As partes da bicicleta a carbono precisam de ser cuidadosamente criadas pelos trabalhadores, que vão colocando várias camadas de fibra de carbono embrenhadas de resina à volta de um molde. O resultado é depois colocado num forno para derreter a resino e “colar” as camadas de carbono.

A tecnologia da Arevo utiliza a robótica da impressão 3D para realizar um processo semelhante que dispensa quase totalmente o trabalho humano. Dessa forma, os custos de produção descem drasticamente, assim como o preço final da bicicleta.

As bicicletas são apenas o início

A Arevo já se encontra em negociações com diversas empresas de bicicletas para que no futuro próximo estas bicicletas cheguem ao mercado. Mas o objectivo a longo prazo é produzir muito mais que bicicletas: Jim Miller sonha com a exploração espacial.

Fonte: Reuters

Veja também…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *