Tecnologia de carregamento sem fio da Xiaomi, Mi Air Charge, pode ser a mais impressionante que já vimos

0
79

O carregamento sem fio em telefones finalmente começou a ganhar velocidade nos últimos anos, mas todas as soluções ainda estão presas de uma forma ou de outra. Com o objetivo de resolver isso, a Xiaomi revelou a nova tecnologia Mi Air Charge que pode carregar seus dispositivos remotamente sem cabos ou almofadas.

A nova tecnologia de carregamento remoto da Xiaomi usa duas formas principais para carregar seu telefone de qualquer lugar na mesma sala que a base de carregamento; posicionamento espacial e transmissão de energia.

A tecnologia de carregamento desenvolvida internamente tem cinco antenas de interferência de fase integradas para detectar com precisão e travar em um smartphone. Em seguida, 144 antenas transmitem ondas milimétricas concentradas diretamente para o telefone para carregar o dispositivo.

Embora a Xiaomi tenha revelado oficialmente o Mi Air Charge, atualmente não há detalhes sobre quando ele estará disponível ou quais dispositivos serão compatíveis com a tecnologia. É provável que você precise de um smartphone específico para trabalhar com essa tecnologia quando ela estiver à venda.

O telefone terá que ser equipado com um sistema semelhante, mas miniaturizado, composto por uma antena beacon para transmitir informações de posicionamento com baixo consumo de energia e uma matriz de recepção de 14 antenas.

Isso, então, converterá o sinal mmWave emitido pelo carregador em energia elétrica por meio de uma tecnologia chamada circuito retificador. Em sua forma atual, a tecnologia Mi Air Charge é capaz de carregar remotamente 5W em uma distância que a Xiaomi diz ser “vários metros”.

Curiosamente, a empresa afirma que a velocidade de carregamento não será afetada por obstáculos físicos na linha de visão ou pelo número de dispositivos sendo carregados simultaneamente.

Na prática, isso significa que você poderá carregar seus dispositivos – telefones, alto-falantes, wearables e outros dispositivos domésticos inteligentes – sem ter que fazer nada, exceto estar na sala.

Alguns telefones recentes agora oferecem suporte para carregamento sem fio que é quase tão rápido quanto o carregamento com fio. Por exemplo, o Xiaomi Mi 11 suporta carregamento sem fio de 50 W, que é mais rápido do que a maioria dos concorrentes.

No entanto, o carregamento sem fio quase nunca é tão elegante quanto seus equivalentes com fio – existem subprodutos como calor, perda de energia e funcionalidade limitada.

Pior de tudo, eles precisam ser colocados com muita precisão em uma base de carregamento, tornando ainda mais difícil de usar durante o carregamento do que uma abordagem com cabo normal.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões