Steam está cada vez mais popular e Valve promete grandes “coisas” para gamers Linux

0
94

Os jogadores estiveram coletivamente no Steam por mais de 31 biliões de horas, na verdade, e houve uma nova alta em termos de usuários ativos mensais em 120,4 milhões (com usuários activos diários chegando a 62,6 milhões). Um novo recorde também foi estabelecido em termos de usuários simultâneos — pessoas em atividade simultaneamente em qualquer momento — em 24,8 milhões. No total são 50% mais horas de jogo jogadas em 2020 em relação ao ano anterior. Os cofres da Valve naturalmente sentiram o benefício de tudo isso, e de facto o número de jogos comprados aumentou pouco mais de 21% em relação a 2019.

Finalmente, mencionamos boas notícias para os jogadores de Linux, sendo que a Valve observou que: “Ao longo de 2020, com o trabalho continuou no Steam Play e estendendo o Proton, aperfeiçoámos o nosso tempo de execução para executaros jogos steam existentes no Linux e sem trabalho adicional de desenvolvedor. Lançámos o Proton 5, que suportava muitos novos jogos, melhorou o desempenho e introduziu suporte para jogos DX12 e EA Origin no Steam”.

Aparentemente, também houve um aumento no número de “develpers” a testar os jogos com Proton durante o processo de desenvolvimento, e além disso, corrigindo problemas que surgiram com Proton após o lançamento. A Valve observa: “Em suma, isso resultou em novos lançamentos emocionantes este ano, como Death Stranding, Horizon: Zero Dawn e Cyberpunk 2077 sendo jogáveis no Linux ou logo após o lançamento”.

 

O mais interessante é que, olhando para 2021, a Valve disse que continuaria investindo nessa tecnologia, e que está “reunindo novas maneiras de os utilizadores potenciais entrarem em jogos Linux e experimentarem essas melhorias”. Isso soa promissor, de facto, em termos de abrir o Linux para uma exposição adicional como uma plataforma de jogos confiável e alternativa ao Windows.

O “ano de revisão” do Steam acaba de ser publicado para 2020, completo com uma série de estatísticas que mostram que a plataforma de jogos nunca foi tão popular — juntamente com algumas declarações, e que os jogadores do Linux, sem dúvida, acharão emocionante. Claro, não é grande surpresa ouvir que mais pessoas estiveram a jogar no seu PC no ano passado — o que com os bloqueios do Covid-19 e as pessoas passando muito mais tempo dentro de casa — de facto, as estatísticas da Steam mostram que houve um enorme aumento de cerca de 50% no número de horas gastas a jogar na plataforma.

Os jogos VR também ganharam popularidade, com um crescimento ainda mais forte das vendas de jogos, que aumentaram 32% em relação ao ano anterior. Aparentemente, mais de 1,7 milhões de usuários do Steam experimentaram jogos VR pela primeira vez em 2020. Houve também um aumento acentuado no número de jogadores a utilizar um controlador em vez de teclado e mouse, com cerca de 46,6 milhões de jogadores a utilizar um gamepad em 2020 — em comparação com 31,8 milhões de usuários em 2019. É um aumento de 46%.

Fonte: Techradar

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões