SMS realiza qualificação para profissionais dos núcleos internos de regulação de hospitais conveniados

0
85

D R T . R J .15855 .Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realizou uma qualificação para os profissionais dos núcleos internos de regulação dos hospitais conveniados à rede municipal. A atividade aconteceu nesta terça-feira (21) no Hospital Nossa Senhora das Neves, no bairro da Torre.

De acordo com Mona Lisa Cartaxo, gerente de Atenção Hospitalar da SMS, o objetivo da qualificação é melhorar o fluxo de regulação dos pacientes da rede pública de saúde. “Esses núcleos são peças chave para a mobilidade do paciente dentro da rede hospitalar de João Pessoa, que além dos hospitais municipais conta com os hospitais contratualizados”, afirmou.

Os núcleos de regulação interna têm a finalidade de organizar o gerenciamento de leitos no nível pré-hospitalar e hospitalar de forma centralizada. Os núcleos devem ser compostos por médico, enfermeiro e assistente social.

“Quando um paciente necessita de uma vaga em algum hospital, essa vaga é colocada dentro desse núcleo interno de regulação e esses pacientes são regulados entre esses núcleos internos. Por isso, é muito importante que todos os núcleos estejam afinados de forma que favoreça a transferência desses pacientes”, explicou a gerente.

Para o médico nefrologista do Hospital Nossa Senhora das Neves, Yuri Dantas, a qualificação deverá contribuir para aperfeiçoar o fluxo de acompanhamento dos pacientes. “O hospital, como transplantador, não tem habilitação para o pós – transplante. Então, quando o paciente passa por uma intercorrência que não tem uma ligação direta com o transplante, a gente precisa de uma rede de apoio de hospitais que possam nos ajudar a assegurar o cuidado daquele paciente”, disse.

Novo sistema – A SMS desenvolveu o software Leithos, que será gerenciado pela Diretoria de Regulação para ser utilizado na rede hospitalar e pré-hospitalar com a finalidade de controlar o fluxo dos leitos e internações e otimizar a disposição de vagas aos usuários que precisem do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital.

Com o sistema, o Núcleo Interno de Regulação da rede municipal de saúde poderá fazer uma análise mais precisa para ocupação dos leitos por uma rede conectada de forma web, pela internet, além de avaliar as vagas ocupadas, em manutenção ou disponível, para os serviços de forma mais dinâmica e resolutiva para atender os pacientes dos serviços.

O sistema será implantado primeiramente no Hospital Municipal Valentina (HMV) e, até o final de julho, estará atendendo também no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma).