SMS abre vagas para especialidade de ginecologia e obstetrícia no processo seletivo de Residência Médica

0
81

D R T . R J . 15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa divulgou um aditivo ao edital para o processo seletivo da Residência Médica, adicionando a especialidade de ginecologia e obstetrícia, que disponibilizará quatro novas vagas. As inscrições para esta especialidade começaram nesta segunda-feira (13) e seguem até a próxima quinta-feira (16). O novo edital está disponível através do link: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=384

De acordo com o gerente de Educação na Saúde, Davy Alves, a especialidade de ginecologia e obstetrícia estava sob análise do Ministério da Saúde. “A divulgação das novas vagas estava prevista no edital anterior, no item 1.2, para serem oferecidas já a partir deste processo seletivo, com lançamento de aditivo ao edital e seguindo o mesmo calendário”, explicou.

Além da especialidade de ginecologia e obstetrícia, também estão abertas as inscrições para outras especialidades em Residência Médica e para a Residência Multiprofissional, somando um total de 62 vagas. As inscrições também seguem até a quinta-feira (16).

O edital da Residência Médica está disponível no link: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/editais?id=217. Já o edital da Residência Multiprofissional está disponível através do link: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/editais?id=218.

Para a Residência Médica são 37 vagas, distribuídas nas seguintes especialidades: medicina de família e comunidade (10), clínica médica (6), ortopedia e traumatologia (4), ginecologia e obstetrícia (4), neonatologia (3), cirurgia geral (3), programa de pré-requisito em área de cirurgia básica (3), coloproctologia (2) e anestesiologia (2).

Já para a Residência Multiprofissional estão disponíveis 25 vagas nas seguintes áreas: enfermagem (9), farmácia (4), fisioterapia (4), nutrição (4) e psicologia (4). As atividades das residências médica e multiprofissional serão realizadas nos territórios da Estratégia de Saúde da Família, hospitais e outros serviços da Rede Municipal de Saúde, de acordo com a área de cada programa.

Conforme disposto nos editais, os processos seletivos para a residência médica e para a multiprofissional serão compostos por três etapas: prova escrita de caráter eliminatório, entrevista individual e avaliação curricular.  A primeira fase está prevista para acontecer no dia 19 de janeiro e o resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 30 do mesmo mês.

As inscrições e os processos seletivos serão realizados pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.  Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a comissão organizadora por meio do telefone (83) 3211-6737.

Rede Escola – As residências médica e multiprofissional, assim como estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde da SMS, através do projeto Rede Escola. O projeto estabelece parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade e humanização do atendimento prestado à população.