Os cidadãos com idade a partir dos 65 anos têm o direito assegurado de acesso gratuito ao transporte coletivo, conforme determina a lei. Aliás, o ônibus é o único meio de transporte dentro das cidades que assegura esse importante direito social ao idoso, assim como acontece com o vale-transporte para o trabalhador e a meia-passagem para o estudante.
Em Campina Grande, uma parcela considerável das pessoas que utilizam o transporte coletivo todos os dias é formada por pessoas idosas. Por isso, e levando em consideração a informatização do serviço e a bilhetagem eletrônica, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do município (Sitrans) orienta que todas as pessoas com direito à gratuidade nos ônibus façam o Cartão do Idoso.
De acordo com a entidade, além de melhor se incorporar à bilhetagem eletrônica, o cartão facilita a rotina do idoso, que não precisa estar com sua carteira de identidade para o acesso ao transporte coletivo. Basta subir no ônibus, passar o cartão no leitor e, pronto.
Além disso, é fácil fazer o cartão. Basta que a pessoa se dirija até a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) munida dos documentos pessoais e comprovante de residência. O Sitrans ressalta que o Cartão do Idoso, assim como a documentação de demais gratuidades, não é emitido pelas empresas, mas pela STTP.
Em caso de dúvidas, é possível fazer contato com o Sitrans pelo WhatsApp 9321-4878 ou diretamente com a STTP pelo telefone e WhatsApp 3341-1517.
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…
Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…