Semob-JP realiza atividade educativa na faixa preferencial em Quadramares

0
82

Dando seguimento as atividades da Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou, na tarde desta quinta-feira (24) uma ação educativa na faixa preferencial da Av. Governador Antônio Mariz, em Quadramares.

A campanha com o slogan “Na faixa preferencial, a prioridade é do ciclista”, visa orientar ciclistas e condutores quanto ao uso correto da faixa preferencial, pois na pista todos os veículos podem utilizar a faixa, mas dando prioridade à bicicleta. Os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores, respeitando a presença na via, seu direito de utilizá-la e a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar as bicicletas, diminuindo a velocidade ao fazer a ultrapassagem.

Segundo o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini, a Prefeitura Municipal de João Pessoa tem o compromisso com a expansão e a revitalização da malha cicloviária com estrutura de segurança ao ciclista. “Nosso objetivo é estimular o uso da bicicleta para a prática esportiva, como também meio de transporte para trabalhar, além de fazer muito bem a saúde e a qualidade de vida”’, contou.

“A equipe da Educação para o Trânsito (Died), junto com agentes de mobilidade, realizou um trabalho de indicação da sinalização e orientação de que quando se observa que um ciclista está na faixa preferencial, o condutor é orientado a se deslocar para a faixa da esquerda da via”, esclareceu o chefe da Died, Haylton Medeiros.

As estudantes de Educação Física, Elaine Dalton e Emanuelle Farias, que usam a faixa preferencial todos os dias, disseram que os veículos transitam em alta velocidade e muitas vezes não respeitam o ciclista, mas que a sinalização na via é muito boa, no entanto, elas pedem mais educação aos condutores. “Muito importante a campanha, faz a gente se sentir mais segura. Os condutores precisam ter a consciência que os ciclistas têm direito a pedalar na via, seja para lazer ou a trabalho”, ressaltou Elaine.

Nesta sexta-feira (25), o último dia da Semana Nacional do Trânsito, as equipes de educadores estarão a partir das 16h, na orla do Cabo Branco e Tambaú realizando a orientação do espaço compartilhado entre pedestres, ciclistas e a conscientização para os condutores respeitarem a faixa de pedestre.