Semob-JP implanta mais 5,6 km de ciclofaixas nas regiões de Mangabeira, Gramame e Funcionários

0
74

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) concluiu a implantação de 5,6 km de novas faixas para ciclistas nas regiões de Mangabeira, Gramame e Funcionários. A ação faz parte do projeto de incentivo ao transporte ativo garantindo mais segurança e conforto aos usuários da bicicleta.

“O investimento em transporte ativo tem sido um compromisso da gestão”, explicou o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini. “Nosso objetivo é ampliar a malha para ciclistas e levar este tipo de equipamento para toda a cidade, incentivando a prática esportiva e o deslocamento de proximidade em meios mais saudáveis e menos poluentes, como as bicicletas”, afirmou.

Em Gramame foram instalados 2,8 km de novas ciclovias. Elas estão localizadas na Av. Lorival Bezerra dos Santos e na Rua Josinaldo Nascimento (1 km), José Tomaz de Sousa (0,7 km) e João Maria de Araújo (1,1 km). As novas faixas facilitam o acesso dos ciclistas às vias mais movimentadas do bairro, garantindo mais segurança e conforto no deslocamento.

Quem trafega de bicicleta no Bairro dos Funcionários também vai encontrar vias exclusivas para circular com mais segurança nas ruas Professora Maria Helena Silva Rocha e Desembargador João Santa Cruz, totalizando 1,7 km.

Outro ponto da cidade incluído na rota ciclo viária são as ruas Francisco Porfírio Ribeiro, que liga os bairros Mangabeira e Valentina. A nova faixa foi pintada no trecho entre a Rua Creuza Campos e o terminal de ônibus. Ainda no Valentina, está incluída a Rua Brasilino Alves da Nóbrega. Juntas elas somam 1,1 km.

Expansão – Com as novas vias, João Pessoa passa a contar com 85,6 km de malha cicloviária, além dos 11,6 km da ciclofaixa de lazer da Av. Epitácio Pessoa. Desde 2013 já foram implantados 43 novos quilômetros, representando o maior investimento em transporte ativo na história da Capital.