Semam realiza programação da Semana do Meio Ambiente com ações nas redes sociais

0
97

A partir desta sexta-feira (5), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai iniciar uma série de ações, nas redes sociais, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho. Este ano, a Semam vai trabalhar o tema ‘Ecossistemas Urbanos e a Manutenção da Biodiversidade em Tempos de Distanciamento Social’.

As ações educativas, que integram a Semana do Meio Ambiente, se estendem até o dia 12 de junho, com programação variada, sempre respeitando as regras de distanciamento social e as normas estabelecidas nos decretos municipal e estadual, por causa da pandemia do Coronavírus.

A programação consta de vídeos educativos, lives e minioficinas sobre temas relacionados ao meio ambiente, como também contação de histórias e lendas sobre a Bica, plantio simbólico de uma muda de árvore e oficina de brinquedos com materiais descartáveis.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a Semam, nesse período de pandemia, lançou uma Portaria disciplinando algumas atividades consideradas essenciais. “Mesmo durante o período de pandemia, respeitando e incentivando o distanciamento social, entendemos que algumas atividades eram essencialmente presenciais, de forma que fechamos o Parque da Bica e o Viveiro Municipal para o público, mas continuamos com suas atividades internas, em horários alternados, e em sistema de rodízio dos funcionários, respeitando as orientações dos órgãos sanitários para que tudo possa ocorrer com maior segurança possível”, explicou.

O secretário destacou ainda que a Semam tem contribuído para sustentabilidade sanitária e ambiental, com a manutenção das áreas verdes da cidade, para cada vez mais preservar a biodiversidade das áreas urbanas. “Quando tudo isso passar, a população pode ter certeza que nossas áreas verdes estarão bem cuidadas”, concluiu.

As atividades da Semana do Meio Ambiente serão divulgadas nas plataformas digitais da PMJP – nos perfis @prefjoaopessoa e @parquedabica. Durante toda a semana serão postados, na rede social da Bica, jogos de curiosidades sobre a fauna e a flora do local.

Neide Martins, coordenadora de Educação Ambiental da Bica, explicou que esse ano, excepcionalmente, todas as ações da Semana do Meio Ambiente serão exibidas de forma virtual, com exceção do plantio de uma árvore e a colocação simbólica de uma máscara em uma árvore na Avenida Epitácio Pessoa, que lembra a importância de manter o distanciamento social. “Nossas ações presenciais serão realizadas com um número mínimo de pessoas e tomando todos os cuidados”, ressaltou.

 

Confira a programação completa:

Sexta-feira (05)

-Lançamento vídeo: “Ações de Preservação e Recuperação do Patrimônio Ambiental” – cuidados com Viveiro Municipal, atendimento do Licenciamento, Relatório Nascentes, entre outras ações.

-Tour Online na Bica: com técnicos do Zoológico e Educação Ambiental.

-Máscara na Árvore: Instalação de uma máscara em uma árvore na Av. Epitácio Pessoa

10h – Plantio simbólico de uma árvore

 

Sábado (06)

14h – Live: Bate Papo Animal.

Apresentação: Thiago Nery, veterinário, e Neide Martins, bióloga da Bica.

-Vídeo Educativo: Funções de um Zoológico e Educação Ambiental. Apresentação: Maik Medeiros, estudante de Biologia/IFPB, e Nathália Flôres, estudante Biologia/IFPB E técnica em controle ambiental.

 

Domingo (07)

-Vídeo Educativo: Conhecer para Preservar – Conhecendo os quatro Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

Apresentação: Nely Ficher, estudante de Biologia/IFPB, e Samuel Fonseca, estudante de Engenharia Ambiental/UFPB.

 

Segunda (08)

-Vídeo Educativo: Mata Atlântica e Desmatamento.

Apresentação: Vinícius Polary, estudante de Biologia/UFPB.

 

Terça (09)

-Minioficina: Como preparar uma muda de árvore.

Apresentação: Carmelo Edson da Nóbrega, biólogo e coordenador do Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

 

Quarta (10)

-Minioficina: Como plantar sua árvore – distância, como preparar a cova e como cuidar da futura árvore.

Apresentação: Martinho Queiroga, engenheiro agrônomo da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam.

 

Quinta (11)

-Vídeo: Contação de Histórias e Lendas da Bica e do Brasil para público infantojuvenil.

Apresentação: Maik Medeiros, estudante de Biologia/IFPB, e Natália Flôres, estudante de Biologia e Técnica em controle ambiental.

 

Sexta (12)

-Oficina de brinquedos com material descartável/reciclável.

Apresentação: Tayzzah Gouveia, estudante de Engenharia Ambiental/FPB.

 

15h – Live: “Benefícios das Plantas em Ambientes Urbanos”.

Convidados: Anderson Leite Fontes, engenheiro agrônomo, diretor de Controle Ambiental da Semam e diretor da Regional Nordeste – SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) e Neide Martins, bióloga, paisagista e coordenadora da Educação Ambiental do Cepam (Centro Estudos e Práticas Ambientais da Bica).