Semam promove replantio de árvores no Parque da Lagoa no Dia da Árvore

0
69

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), iniciou nesta segunda-feira (21), data em que se comemora o Dia da Árvore, a substituição de oito árvores no Parque da Lagoa, por motivos de doenças ou outras que tombaram por causa das chuvas.

Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, “o replantio obedece a critérios técnicos de arborização urbana, de acordo com as ações de revitalização da Lagoa. A substituição é feita com árvores nativas, que se adaptam com maior facilidade ao clima, crescem mais rápido e apresentam maior resistência às pragas. As substituições estão dentro do Programa de Manejo e Ações da Semam, que já estavam programadas para o Parque”, concluiu.

As equipes de engenheiros agrônomos e florestais, biólogos e funcionários da Semam estão promovendo o replantio das espécies Ipês e Sibipiruna. As mudas foram produzidas por equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP. O Viveiro fica no Valentina Figueiredo e é lá onde são produzidas todas as mudas utilizadas na arborização urbana de João Pessoa.

As novas árvores deverão proporcionar sombreamento na área do Parque, contribuindo para reduzir a temperatura no local e deverão estar florindo em breve, transformando a paisagem do local, que passa por uma das intervenções urbanas mais importantes e significativas para a população da cidade de João Pessoa.