Mistério: novo Ford EcoSport será muito diferente, mas não será chinês

0
60
Ford EcoSport
Nova geração será maior e sem estepe atrásFord

Não custa lembrar: a primeira geração do Ford EcoSport, lançada no início de 2003, representou a volta por cima da fabricante no Brasil. Não é exagero dizer que o SUV que dividia plataforma com o Fiesta salvou as operações da Ford no Brasil.

A terceira geração terá o desafio de manter a participação da Ford entre os SUVs, mesmo com a chegada de novos concorrentes. Por isso, grandes mudanças são esperadas para o modelo.

Isso não quer dizer que o SUV compacto será desenvolvido por Changan ou Mahindra, marcas parceiras da Ford na China e na Índia – dois mercados também importantes para o modelo.

É possível que a traseira do novo EcoSport tenha caimento mais acentuadoFord

“O novo EcoSport está sendo desenvolvido pela Ford em Camaçari (BA)”, adianta uma fonte. “O projeto BX563 (que disseram estar relacionado a Changan) morreu há muito tempo”, completa.

Embora esteja sendo desenvolvida onde nasceu, a nova geração do EcoSport terá conceito bem diferente das anteriores.

O projeto em questão é o BX775. Terá o entre-eixos, enfim, alongado para aumentar o espaço interno e sua traseira ostentará linhas mais dinâmicas. Como o carro nascerá com estepe escondido, os designers terão mais liberdade para trabalhar o design.

Por dentro, uma das novidades será o quadro de instrumentos digital, como o do Puma europeu.

Motor 1.5 Dragon deve ser mantido na linhaFord

O que não vai mudar é a plataforma.

O grande desafio da engenharia da Ford está em fazer todas as mudanças mantendo a base B2E. Ela é uma evolução da base Mazda B2B, estreada pelo Mazda2 em 2007, e já é usada tanto pelo EcoSport, como pelo Ka. Versátil, pelo menos, ela é.

Ainda há bastante tempo de desenvolvimento pela frente. A nova geração do Ford EcoSport só deverá ser apresentada no final de 2021. Até lá, a Ford terá outros SUVs em sua gama de produtos no Brasil.

O primeiro deles é o Territory, que chegará da China no ano que vem e deverá passar a ser fabricado na Argentina em 2022. Na mesma época, deve chegar ao Brasil um novo SUV médio, conhecido por enquanto como Ford Maverick.