Sedurb promove capacitação para agentes para atendimento humanizado

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Promover o atendimento humanizado à população da Capital, esse foi o objetivo da primeira capacitação dos agentes do Grupo de Remoção e Demolição (GRD) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Esses profissionais atuam diariamente disciplinando o uso dos espaços públicos como praças, mercados, cemitérios, orla, entre outros e, nesta quinta-feira (04) passaram por uma qualificação que marcou o início da atuação do núcleo de Serviço Social, que está sendo implementado na Secretaria.                                 

Capacitação para agentes marcou início do núcleo de Serviço Social da Sedurb

A capacitação foi coordenada pela Diretoria de Serviços Urbanos (DSU), por meio do diretor José Carlos Rodrigues, pelo chefe de gabinete Eduardo Pedroza e contou com o apoio das assistentes sociais, Luana Leite e Jaciara Medeiros. No primeiro momento, os servidores se apresentaram e informaram os espaços públicos onde trabalham no momento. Em seguida, o diretor da DSU, José Carlos Rodrigues, fez uma fala motivacional, destacando o comprometimento de toda a equipe.

“Nossa intenção é humanizar o trabalho desse pessoal, já que eles atuam diretamente com os comerciantes informais e com a população em geral. A orientação do prefeito Cícero é que a gente deixe essa atuação cada vez mais humanitária. A nossa preocupação é para que não só os nossos servidores, mas as pessoas que usam os mercados, feiras, praças e demais equipamentos públicos, possam ter um bom relacionamento com a Secretaria. Manteremos um diálogo cordial com todos aqueles que necessitem dos nossos serviços e trabalharemos para resolver os problemas que nos sejam apresentados pela população”, destacou José Carlos Rodrigues.

A capacitação contou ainda com uma dinâmica de grupo, onde os servidores puderam refletirem sobre o trabalho coletivo e a necessidade de atuarem juntos, para melhor servir a população. Também foi reforçada a necessidade de saber lidar bem com os desafios e adversidades na profissão. Os agentes também puderam expor suas preocupações e dificuldades que enfrentam quando estão atuando nas ruas.

“A gente conhece o estereótipo que a Secretaria criou ao longo desses anos e já estamos trabalhando para mudar esse cenário. Por vezes o trabalho dos agentes deixam de ser reconhecidos devidamente e nós sabemos o quão importante é saber que podemos contar com eles para organizar o nosso espaço público”, reforçou Eduardo Pedroza.

Agentes receberão treinamentos permanentes

Atuação permanente – Os agentes do GRD já estão participando de ações importantes que a Sedurb está desenvolvendo, como o ordenamento da orla e da Feira de Oitizeiro. Eles atuam na linha de frente, em parceria com os agentes de controle urbano, disciplinando o uso desses equipamentos. “Os agentes de controle atuam orientando e notificando aqueles que eventualmente não estejam trabalhando em conformidade com o Código de Posturas. Os agentes do GRD atuam garantindo a eficácia dessas ações, fiscalizando o passeio público do pedestre e o comércio informal nesses espaços”, reiterou Eduardo.