Secretaria Municipal de Saúde emite mais de 17 mil cartões do SUS em seis meses

0
74

Marcação de consultas, exames, cirurgias e em recebimento de medicamentos. Estas são algumas situações em que se deve apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a adesão ao cartão do SUS pela população de João Pessoa cresceu nos últimos meses de pandemia de Covid-19, já que muitos brasileiros tiveram que deixar de pagar plano de saúde. No período de 23 de marco até 28 de setembro de 2020, foram emitidos 17.286 cartões, entre atualizações e primeiras vias do documento.

Alana Andrea Aguiar, chefe da seção do Cartão SUS da SMS, justifica o aumento da procura à reabertura dos serviços, mesmo de forma remota, e também com a liberação de dois aplicativos pelo Ministério da Saúde: o Conecte SUS, onde o usuário consegue visualizar o seu cartão e o ESUS – AB, outro sistema que é operacionalizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que fazem o recadastramento dos usuários.

Alana lembra que o Cartão SUS é de fundamental importância para o cidadão e a cidadã, sobretudo quando o usuário é obrigado a apresentar para consultas, exames, cirurgias, recebimento de medicamentos, tanto na rede SUS, como na rede conveniada no município de João Pessoa, seguindo as normas do Ministério da Saúde.

“É o documento de apresentação obrigatória, que identifica o usuário perante o atendimento na rede SUS. Lembrando que só não é obrigatório nos procedimentos de urgência e emergência”, destaca Alana Aguiar.

Como solicitar por whatsapp – Para quem deseja fazer o cartão SUS de maneira digital, é necessário, nesse momento, enviar via whatsapp as fotos do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome e comprovante de residência de João Pessoa. Para menores de idade é necessário Registro de Nascimento e comprovante de residência no nome do pai ou da mãe.

Os números de telefone foram divididos por Distrito Sanitário, onde cada um possui um telefone de contato para que os usuários possam ligar ou mandar mensagem através do aplicativo.

Confira a lista de distritos e telefones para contato:

Distrito Sanitário I: 98699-2182 e 98699-2179

Bairros: Alto do Mateus; Bairro das Indústrias; Novais; Costa e Silva; Oitizeiro; Cruz das Armas; Esplanada; Funcionários I; Jardim Planalto e Jardim Veneza.

Distrito Sanitário II: 98699-2185 e 98699-2180

Bairros: Boa Esperança; Colinas do Sul; Cristo; Cuiá; Ernani Sátiro; Funcionários 2; Funcionários 3; Geisel; Grotão; Jardim Itabaiana; Joao Paulo II e Rangel.

Distrito Sanitário III: 98699-2181 e 98699-2183

Bairros: Colibris; José Américo; Mangabeira; Mussumago; Paratibe; Parque Do Sol e Valentina.

Distrito Sanitário IV: 98699-2184

Bairros: Dos Estados; Cordão Encarnado; Centro; Distrito Mecânico; Ipês; Ilha do Bispo; Jaguaribe; Mandacaru; Roger; Tambiá; Treze de Maio e Varadouro.

Distrito Sanitário V: 98699-2170

Bairros: Altiplano; Água Fria; Aeroclube; Bancários; Bessa; Cabo Branco; Castelo Branco; Cidade Recreio; Expedicionários; Jacarapé; Jardim Cidade Universitária; Jardim Luna; Miramar; Manaíra; Penha; Tambaú; Timbó; Torre; Quadramares e São José.

Caso não encontre seu bairro na lista, a Secretaria de Saúde orienta o usuário ligar para 98610-9259 ou 98811-1978, que são números da coordenação do Cartão SUS, e informar o bairro, que será encaminhado para o telefone de atendimento.