Secretaria de Finanças de CG promove treinamento sobre atividades de instituições financeiras

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Campina Grande (Sefin), está realizando, no auditório do Ipsem, um treinamento que objetiva aprimorar os profissionais de fiscalização do órgão, mais precisamente os que desenvolvem atividades de instituições financeiras.

O treinamento começou na manhã desta segunda-feira, 13, e vai se prolongar até terça-feira, dia 14. O foco é a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) de instituições financeiras.

O treinamento é conduzido pela professora e consultora tributária e de negócios Giselly Manso, que veio de Itajubá (MG). Trata-se de uma das maiores especialistas brasileiras na área de escrituração contábil de bancos e instituições financeiras em geral. Giselly Manso faz palestras em todas as regiões do país.

Conforme Felipe Gadelha, secretário executivo de Finanças de Campina Grande, o setor bancário precisa ser permanentemente acompanhado, por se tratar de um segmento de grande inovação, exigindo do campo fiscal atualização técnica em caráter permanente.

Segundo Gadelha, este tipo de treinamento contribui para que o trabalho, realizado no setor, seja aperfeiçoado não só na esfera administrativa, como também na âmbito judicial.

“Existe uma série de inovações no mercado financeiro que nós temos que nos adaptar e acompanhar, sempre buscando soluções, mesmo porque as legislações são ainda muitas vez ausentes para discutir temas como bancos digitais, pontos de atendimento de instituições financeiras e outros segmentos ou iniciativas que devem se submeter à legislação de Campina Grande e contribuir com o pagamento de impostos para a nossa cidade”, disse.

Felipe ainda explicou, que já foi realizada uma grande atualização tecnológica na cidade, para fins de modernização e acompanhamento da tributação de bancos. Em sua avaliação, a gestão municipal vem obtendo grandes resultados, com cerca de 300% do aumento da arrecadação de ISS em relação às instituições bancárias.

De acordo com o secretário, o treinamento e atualização do corpo de fiscais mostra-se, mais do que nunca, fundamental para evitar a evasão de divisas da cidade mediante o recolhimento de impostos para outros centros, sem esquecer o combate rigoroso e sistemático a quaisquer formas de atividades ilícitas.

“Queremos oferecer maior segurança aos que residem e fazem negócios em Campina Grande, gerando maiores divisas em nossa arrecadação”, completou o secretário.

A professora Giselly Manso revelou-se feliz em ministrar este treinamento em Campina Grande, onde fez, inicialmente, a exposição de dados e conceitos fundamentais para o entendimento da temática ministrada, além de destacar experiências do trabalho em relação às instituições financeiras em outras regiões do país.

Ela, durante o treinamento, também ressaltou a importância do permanente aprimoramento profissional dos fiscais de tributos, a exemplo do que tem sido feito em Campina Grande nesta semana.

Fonte: Codecom/PMCG

Foto: PMCG