Categories: Destaque

Saúde da Paraíba alerta para baixa procura da segunda dose da vacina contra a dengue

O foco principal é a população adolescente de 10 a 14 anos. foto: reprodução.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nesta segunda-feira (30) uma nota técnica para os 24 municípios prioritários na vacinação contra a dengue, destacando a baixa procura pela segunda dose. Atualmente, 30.386 adolescentes ainda não receberam a D2, que é essencial para completar o esquema vacinal e assegurar a proteção contra a doença.

O foco principal é a população adolescente de 10 a 14 anos, que deve retornar aos postos de saúde para completar o ciclo de imunização contra a dengue. 

A chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, faz um apelo: “É fundamental que aqueles que já tomaram a primeira dose busquem a unidade de saúde após 90 dias para receber a segunda. Sem essa dose, a proteção contra a dengue não é total. Precisamos da colaboração de todos para evitar que mais adolescentes fiquem vulneráveis à doença.”

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023 e está sendo aplicada prioritariamente em 24 municípios da Paraíba, selecionados devido à alta incidência da doença, especialmente do sorotipo DENV-2. 

Inicialmente, 14 municípios da 1ª Região de Saúde foram contemplados: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado. 

Posteriormente mais 10 municípios foram contemplados sinalizados pelo Ministério da Saúde: Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal. Ao todo, foram distribuídas 84.058 doses em duas etapas.

Para garantir a eficácia da campanha, as doses administradas estão sendo monitoradas diariamente pelo Núcleo Estadual de Imunizações junto aos 24 municípios. A SES reforça a importância da mobilização nas comunidades, realizando mobilização, busca ativa e estratégia para aumentar a adesão à segunda dose.

Os interessados podem esclarecer dúvidas e obter orientações por meio dos canais de comunicação da SES, como o telefone (83) 3211-9052 e os e-mails pni@ses.pb.gov.br e administrativo.pni@ses.pb.gov.br. Além disso, a mobilização continuará em todos os municípios envolvidos, assegurando que os adolescentes completem seu esquema vacinal e estejam protegidos contra a dengue.

Francisco

Recent Posts

Pitzi recebe selo GPTW na região de Barueri

A startup conquistou a 13ª posição no ranking de categoria médio porte da consultoria global

8 minutos ago

Câmeras corporais beneficiam a segurança pública no Brasil

Tendência visa aumentar a segurança da população

14 minutos ago

Sangiogo Advogados completa 15 anos de história

Em 2024, Sangiogo Advogados comemora 15 anos de atuação no campo jurídico, marcados por mais…

22 minutos ago

Estande de Campina Grande na maior feira de Turismo da América Latina encerra evento com 8 mil visitas

A 51ª edição da Expo Abav, maior feira de turismo da América Latina, foi encerrada…

26 minutos ago

Evento gratuito orienta sobre transtorno da linguagem

Especialistas em Foniatria da ABORL-CCF ministrarão aula online aberta para pais, educadores e profissionais de…

40 minutos ago

Seprorgs faz painel com candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Evento ouviu propostas dos candidatos sobre áreas como tecnologia, inovação, segurança, mobilidade urbana, saúde e…

47 minutos ago