Categories: Paraíba

Reprovado no TRE: Instituto suspeito de fraudar pesquisas aponta vitória de Tacyana Leitão em Bayeux

O Instituto Ranking de Pesquisa LTDA se envolveu em mais uma polêmica, nessa segunda-feira (23), com decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que deferiu liminar determinando a imediata suspensão da divulgação de pesquisa sobre a corrida eleitoral em Campina Grande, contratada pela empresa PolíticaPB Serviços de Internet e Comunicações LTDA / FONTE83.

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale afirmou no seu argumento para suspender a divulgação da pesquisa, que ficou evidente a preocupação com a manipulação de dados e os efeitos junto ao eleitor.

O Instituto, suspeito de fraudar pesquisas, conforme atesta o próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), é o mesmo que aponta uma suposta vitória da candidata Tacyana Leitão em Bayeux. Curiosamente, na semana passada o marido da candidata, o deputado Felipe Leitão, disse ser favorável a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para investigar possíveis fraudes em pesquisas eleitorais no Estado.

Será que Felipe se esqueceu que o Instituto Ranking de Pesquisa, envolvido em supostas manipulação de dados, está prestando serviços para a campanha de sua esposa?

Frequentemente contratado por Fabiano Gomes, responsável pelo Fonte83, para realizar levantamentos quantitativos em diversas cidades onde ele possui conexões políticas, o Instituto já teve algumas pesquisas contestadas judicialmente. Além de Campina Grande, o Instituto Ranking de Pesquisa LTDA foi proibido de divulgar pesquisa eleitoral em São Bento, no Sertão paraibano. A pesquisa, registrada sob o número PB-03673/2024, acabou sendo barrada pela justiça por falta de transparência e de documentação obrigatória, o que compromete a integridade do processo eleitoral.

Sem Transparência

É público, conforme explicitado na decisão do desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o fato de que Fabiano Gomes é integrante da equipe de comunicação da campanha do candidato Jhony Bezerra em Campina Grande. Fato que levanta questionamentos sobre a isenção e a transparência dos resultados que seriam apresentados.

A mesma falta de isenção e transparência levantadas pelo desembargador com relação a Campina Grande, pode ser levada em consideração em Bayeux, o que torna as pesquisas do Instituto apontando Tacyana na liderança sem nenhuma credibilidade.

Francisco

Recent Posts

Quantexa reconhecida como líder no IDC MarketScape para plataformas mundiais de inteligência de decisão 2024

Avaliação independente destaca os recursos de unificação de dados, IA e escalabilidade da Quantexa

27 minutos ago

NetApp acelera as cargas de trabalho críticas de armazenamento em bloco com os novos sistemas de alto desempenho

Avanços na infraestrutura de dados inteligentes permitem simplicidade, recursos avançados e acessibilidade para o armazenamento…

1 hora ago

Rigaku Holdings Corporation: Aprovação da Cotação de Ações no Mercado Principal da Bolsa de Valores de Tóquio

A Rigaku Holdings Corporation, uma parceira mundial de soluções para análise de raios X (sede:…

2 horas ago

PPG anuncia Purple Basil como a Cor do Ano de 2025

A cor representa com ousadia a tendência em direção ao movimento e à mudança

2 horas ago

Justiça do RJ decide que mentor da ‘Barbárie de Queimadas’ deve voltar a cumprir pena na Paraíba

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que Eduardo dos Santos Pereira, mentor…

5 horas ago