Renault apresenta SUV elétrico hoje

0
73
Renault apresenta SUV elétrico hoje
Renault apresenta SUV elétrico hoje

O sucesso da construtora francófona no segmento dos elétricos é reconhecido, pelo menos, no mercado europeu. O automóvel que promoveu esse sucesso, o tão famoso Renault Zoe — que conta com grande conhecimento por parte do seu parceiro estratégico, a Nissan, em termos da eletrificação. Os últimos meses foram anos de transição para fabricante do losango, através da introdução das suas primeiras opções hibridas e respetiva diminuição de motorizações a gasóleo.

A Renault já tinha anunciado que iria apresentar outro modelo totalmente elétrico às ofertas já existentes, no entanto, esta apresentação acabava por ser ligeiramente atrasada face ao contexto pandémico que estamos a enfrentar em todo o mundo. Contudo, ontem a fabricante publicou um pequeno vídeo no seu canal do youtube, onde se consegue vislumbrar a parte frontal, junto do capô, do carro num cenário escurecido — o que nos leva crer que o anúncio esteja para muito breve, provavelmente, esta quinta-feira, dia 15 de outubro.

Anúncio

Este modelo, ao que tudo indica, estará lado-a-lado com a mais recente introdução no mercado dos elétricos — o mais barato a nível europeu —, o Dacia Spring é o SUV elétrico mais acessível que estará brevemente no mercado para concorrer com outras propostas no mesmo patamar mas fazendo uso de custo de produção mais compatível com a proposta de automóvel em que se enquadra.

Ainda se desconhece as verdadeiras características do novo modelo a ser apresentado, no entanto, tomando o modelo protótipo, Renault Morphoz, como exemplo, conseguimos ter uma ideia de quão arrojado pode ser este novo SUV, claro está, adaptado para o mercado massificado e de produção — algo que o Morphoz não é, das imagens que temos até ao momento (se bem, que a parte frontal tem traços muito semelhantes).

Grande destaque do Morphoz é a funcionalidade de encolher e esticar em diferentes modos de condução: entre Cidade e Viagem. O comprimento oscila entre os 4,4 metros e os 4,8 metros no modo Viagem — para maior espaço na bagageira e dos banco (a fim de ter maior conforto em grandes viagens) e maior agilidade em Cidade (face ao mais reduzido tamanho para estacionar). Este protótipo ilustra as inúmeras possibilidades da plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

De acordo com as informações veiculadas, o novo crossover irá ter o tamanho do Kadjar, mas concorrendo com ofertas como o Skoda Enyaq ou o Kia e-Niro, tudo isto com uma assinatura mais radical ao nível luminoso (algo que tem sido uma iniciativa preponderante da Renault com o lançamento nos modelos mais recentes).

A atual plataforma CMF-EV consegue compatibilizar-se com modelos do “segmento B+ e C+”. Graças à nova plataforma, a Renault assegura uma reformulação na estrutura das baterias e do chassi para garantir uma maior proximidade do veículo ao solo. Como referido, este carro-conceito ainda não viu os seus detalhes técnicos anunciados, mas ao que tudo indica, está equipado com uma bateria de 40 kWh para um alcance anunciado de 400 quilómetros, oferecendo espaço para uma bateria adicional de 50 kWh que estende o alcance para os 700 quilómetros.

Consta que, nos próximos dias, a Renault irá também informar a comunidade com mais detalhes acerca da versão europeia do novo SUV coupé, o Renault Arkana, que foi colocado à venda na Rússia em 2018, mas tem agora aquilo que é necessário para ser lançado na Europa.

Fonte Autocar

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Deixe uma resposta