Rede municipal de saúde oferta serviços de cuidados específicos para a pessoa idosa

0
170

Buscando sempre ofertar o cuidado integral a saúde da população, independente da idade, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém uma rede de cuidados com ações e serviços específicos voltados a saúde da pessoa idosa, com atendimentos acontecendo principalmente na Atenção Básica, por demanda espontânea.

“O SUS é universal, portanto atende a todos. Mas, dentro da nossa rede municipal temos serviços específicos para o cuidado com a pessoa idosa. Esses cuidados são fundamentais para que esse público possa manter sua capacidade funcional e autonomia”, destaca a coordenadora da área técnica da saúde do idoso, Irene Delgado.

Idosos são direcionados para serviços específicos a partir das USFs

Dentro dessa rede de serviços, por meio das Unidades de Saúde da Família (USFs), os idosos participam de grupos de convivência, voltados à educação e saúde, lazer e socialização, além de terem acesso aos serviços básicos ofertados como atendimento médico, de enfermagem, odontológico, imunização e outros.

Também são ofertados a esses usuários, pela Atenção Básica, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ofertadas nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS) e em algumas Unidades de Saúde, além de atividade física através do Projeto João Pessoa Vida Saudável, realizada em diversas praças e espaços públicos da capital e nas Academias de Saúde.

Já para atendimentos especializados, a rede pública dispõe de uma Policlínica exclusiva para o cuidado com a saúde da pessoa idosa, que funciona visando a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

Policlínica – Na Policlínica da Pessoa Idosa são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, entre outras, como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica, assistência social e odontologia. Além de grupos operativos, que estimulam e incentivam os participantes a convivência e recreação em grupo.

Pela rede de cuidados disponibilizada pela SMS, os idosos também são atendidos nas demais Policlínicas Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e em toda a rede hospitalar. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

Direito a saúde – “É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.” Art 15, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003.