Recursos do ICQ: veja as vantagens sobre o WhatsApp

0
80

Por causa das polêmicas relacionadas a privacidade dos usuários alguns aplicativos mais esquecidos pelo público voltaram a ficar popular como o ICQ, que o Olhar Digital já mostrou como é fácil de ser configurado. Por ter passado por diversas reformulações com o passar do tempo, o ICQ, é claro, tem alguns recursos interessantes que não são vistos nem mesmo no WhatsApp.

Algumas destas funções podem ser bem úteis para diferentes ocasionais e até encaradas como um diferencial. A seguir, confira 6 recursos que o ICQ tem e o WhatsApp não.

6 recursos únicos encontrados no ICQ

Espaço pessoal ou favoritos

Logo que você acaba de configurar o ICQ, seja no PC ou no celular, um de seus contatos se chama “Favoritos”. Já ao acessá-lo, você descobre que na verdade isto se trata de um “espaço pessoal” em que é possível armazenar links, arquivos, fotos e outros itens. Para guardar algo nele, tudo o que você precisa fazer é mandar uma mensagem, assim como sugere a imagem abaixo.

Dessa forma, por exemplo, você pode acessar todos estes itens em qualquer plataforma onde o ICQ está instalado, uma vez que tudo estará na nuvem. No WhatsApp, você até consegue fazer isso ao adicionar “você mesmo” como um contato, mas o recurso não é considerado oficial.

Canais

Assim como o Telegram, além de ter os tradicionais grupos, o ICQ também possui uma opção para criar canais que podem ser ou não públicos. Diferente de um grupo que é mais destinado para o uso entre amigos, estes “canais” podem ser frequentados por milhares de pessoas e é um jeito indicado para conhecer gente nova ou para encontrar uma galera que tenha afinidade por um mesmo assunto.

Canais - ICQ

Inclusive, ao acabar de instalar o ICQ, uma das guias do programa se chama “Interessante” e mostra alguns dos “canais públicos” mais populares.

Uso em múltiplos dispositivos

Muita gente ainda está aguardando o dia em que não será mais necessário estar com o celular ligado para usar o WhatsApp Web. Já o ICQ, apesar de depender de um número de telefone para a criação da conta, pode ser utilizado de forma “independente”.

ICQ - Múltiplos dispositivos

Assim, ao acessar o ICQ Web, você precisa fazer apenas a sua autenticação com um código SMS sem a necessidade de ter o app “ICQ New” instalado.

Criação de enquetes

Ao utilizar muitos grupos no WhatsApp é bem comum que você recorra a um serviço ou aplicativo de terceiros para poder criar uma enquete e definir um assunto. Já no ICQ, pelo mesmo menu em que é possível anexar arquivos, você pode criar uma enquete sem precisar instalar nada.

ICQ - Enquetes

Criar figurinhas

Assim como o WhatsApp, o ICQ também tem o suporte as famosas figurinhas, que podem ser até mesmo animadas. Apesar desta “facilidade”, assim como mostra a imagem abaixo, o ICQ não fornece nenhum recurso para “editar a imagem”, ou seja, você ainda precisará usar outros aplicativos para apagar o fundo de fotos e criar uma figurinha mais divertida.

ICQ - Criar figurinhas

Usar apelido

De forma similar ao que ocorre no Telegram, o WhatsApp também permite a criação de um apelido para que as pessoas possam adicionar você no serviço sem o seu número de telefone. Apesar da função ser bem útil, diferente do Telegram, o ICQ não tem um meio de esconder o seu número de “não contatos” em grupos.

ICQ - Apelido

Pronto! Agora, você já sabe quais são alguns dos recursos que o ICQ tem e o WhatsApp não. Para saber mais sobre o programa, não deixe de conferir a área de Dicas e Tutoriais do Olhar Digital.