‘Recitais Digitais’ deste sábado traz violinista Mariama Alcântara como convidada especial

0
118

O programa ‘Recitais Digitais’, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), traz, neste sábado (29) uma peça de Johannes Brahms que será executada pelos músicos da OSMJP Fabiano Silva, na trompa, e Glauco Tássio, no piano. Esta edição conta ainda com a participação especial da violinista Mariama Alcântara. A transmissão será a partir das 18h, no perfil da Orquestra, no YouTube, no link  https://www.youtube.com/channel/UCYVkDj14V8hITtABrdTXxvA.

Nesta oportunidade teremos o célebre Trio para Violino, Trompa e Piano em Mi bemol Maior, Op 40, de Johannes Brahms. “Prestigie, divulgue, assista”, convida o maestro Samuel Espinoza, coordenador do programa. De acordo com ele, Brahms compôs o Trio para Trompa em 1865, e a obra, com seu tom elegíaco, foi escrita em memória de sua mãe de Brahms, que havia falecido há pouco tempo.

O Trio para Trompa, de Brahms, começa com um ‘Andante’, em lugar do ‘Allegro’ usual. Segue com o ‘Adagio mesto’, com um tom triste e pesaroso, e cita um velho coral fúnebre alemão – ‘Wer nur den lieben Gott lässt Walten’ (Somente quem permite que Deus reine), também usado por Bach em cantata fúnebre. O ‘Finale’ simboliza o fim do luto e mostra que as tempestades passam.

Os músicos que vão interpretar a peça são Fabiano Silva que, além de trompetista da OSMJP, é professor no projeto ‘Ação Social pela Música’. Já atuou em algumas orquestras, entre elas, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra de Câmara de João Pessoa e Banda 5 de Agosto. O pianista da OSMJP Glauco Tássio tem bacharelado em música pela UFPB, ganhou o prêmio de melhor pianista no concurso de cordas ‘Paulo Bosísio’ em Juiz de Fora (MG) e foi premiado no ‘Concurso Nacional de Piano’, em Tatuí (SP).

A convidada especial, Mariama Alcântara, radicada nos Estados Unidos, fez seu solo debut aos 12 anos com a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Participou como solista da OSMJP, da Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. A incursão por festivais nacionais a credenciou como spalla da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música entre 2009 e 2010. Graduou-se pela University of  Memphis e fez mestrado na Penn State. Atualmente, é membro da Iris Chamber Orchestra e da Colorado Springs Philharmonic.