No Brasil, o eclipse solar anular deve começar por volta das 15h (horário de Brasília), mas a hora em que o fenômeno atinge o pico, varia de acordo com a localização. O ápice é o momento em que a Lua fica completamente posicionada entre o Sol e a Terra.
Em João Pessoa, na Paraíba, o pico deve acontecer por volta das 16h40. Já em Manaus, no Amazonas, a expectativa é de que o eclipse chegue ao seu ponto máximo entre 15h e 15h30.
Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno de 2023 chegará ao fim na costa leste do Brasil pelas 17h30.
Bonito, mas perigoso
A oftalmologista Carla Pereira explica que apesar de ser maravilhoso, o fenômeno emitirá raios que podem ser prejudiciais à saúde ocular. “Esses raios são danosos à nossa retina. Olhar para o sol diretamente já faz mal. E, por mais tempo, por exemplo, pode causar queimaduras onde temos nossa visão central, na mácula”, alertou.
Carla descreve que: “as pessoas acham que filtros negativos, óculos de sol, resolvem. Mas, há aparatos, opções, para que a gente possa acompanhar de maneira breve sem grandes problemas”, disse.
Entre os equipamentos com segurança garantida está o filtro para soldador tonalidade 14, não menor que isso. “Você deve usar por 15 segundos, parar por dois minutos e retornar a observação”, completou.
Portal T5
Com o crescimento das oportunidades de trabalho e melhora da empregabilidade, a desocupação dos trabalhadores…
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios