Qualcomm lançou o primeiro Snapdragon “low-cost” com 5G

0
74

A Qualcomm anunciou oficialmente o Snapdragon 480 5G, o mais recente processador compatível com 5G da empresa e o primeiro na sua série Snapdragon 400 de processadores que alimentam dispositivos Android que tendem a ser muito mais baratos do mercado, o que é, sem dúvida, uma excelente sinal para a expansão da nova gerçaão de comunicações.

A notícia de um chip da série 4 com 5G foi originalmente falado na IFA 2020, mas o anúncio de hoje marca os primeiros detalhes reais para o novo processador. O Snapdragon 480 possui um modem Snapdragon X51 integrado com suporte para redes mmWave e sub-6GHz.

A adição de 5G à série 4 pode ser um dos maiores fatores para tornar o padrão de rede de próxima geração mais acessível para usuários em todo o mundo. No momento, a maioria dos telefones 5G tende a custar mais de 500€ – a tecnologia geralmente é limitada a telefones média-alta gama e topo de gama. Mas, ao adicioná-lo à linha do Snapdragon 4, a Qualcomm oferece a possibilidade aos fabricantes adicionar facilmente 5G a smartphones de gama mais baixa, que rondam os 250€ ou menos. Isso significa que 2021 pode ser o ano em que os telefones 5G realmente acessível começaram a chegar ao mercado, o que também ajudará a que a a implementação da nova conectividade seja mais rápida.

Mas o Snapdragon 480 não é apenas interessante por causa de seu suporte 5G – ele também promete oferecer um grande salto no desempenho em comparação com seu antecessor, o Snapdragon 460.

Especificamente, a Qualcomm diz que o Snapdragon 480 deve oferecer o dobro do desempenho do antigo modelo para CPU e GPU, com uma melhoria de 70 por cento para tarefas de inteligência artificial, graças à nova GPU Adreno 619, CPU Kryo 460 e processadores Qualcomm Hexagon 686.

Existem também vários recursos que estavam presentes em topos de gama anteriores, mas que se estreiam nesta gama. O Snapdragon 480 é o primeiro chip da série 4 a usar um processo de 8nm, o primeiro a oferecer suporte a Quick Charge 4 Plus, o primeiro a oferecer suporte a painéis FHD + de 120fps, o primeiro a oferecer imagens estáticas de 64 megapixels e o primeiro a oferecer um painel triplo ISP para integração de três câmaras que pode tirar até três fotos de uma vez.

Desta forma, todos estes novos recursos permitem expandir muito o que os telefones de baixo custo serão capazes de fazer – especialmente quando combinados com as melhorias de desempenho que chegam à CPU e GPU.

Espera-se que os primeiros telefones com o Snapdragon 480 cheguem no primeiro trimestre de 2021. Vivo, Oppo, Xiaomi, Motorola e Nokia da HMD estão entre as principais empresas que devem lançar telefones com o novo chip nos próximos meses.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões