Categories: DestaquePolítica

Projeto obriga presença de exemplar de Estatuto da Advocacia em delegacias

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que torna obrigatória a manutenção de exemplar do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em delegacias e estabelecimentos prisionais estaduais e federais, para consulta sobre as prerrogativas do advogado junto a esses órgãos. O relator da matéria, deputado Marcos Pollon (PL-MS), apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 6116/16, com emenda para prever a possibilidade, como alternativa, de órgãos de segurança disponibilizarem o estatuto em formato digital.

O não cumprimento da norma, segundo o texto aprovado, implicará na responsabilização da autoridade que preside, chefia ou dirige o órgão, por transgressão disciplinar, a ser apurada pela autoridade administrativa competente. De acordo com o advogado criminalista e presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal(ANACRIM/PB), Romulo Palitot, o projeto é uma iniciativa interessante pois visa fortalecer as prerrogativas dos advogados, garantir a proteção dos direitos dos detidos e promover o devido processo legal. “A medida proposta tem como objetivo principal possibilitar que advogados tenham acesso fácil ao Estatuto da Advocacia em locais onde frequentemente atuam, como delegacias e estabelecimentos prisionais”, disse.

Para Palitot, isso é de extrema importância, uma vez que o Estatuto da Advocacia é um instrumento fundamental que estabelece os direitos, deveres e prerrogativas dos advogados no exercício de sua profissão. Segundo ele, ter acesso a esse estatuto em tais locais permite que autoridades e advogados possam consultar, invocar e respeitar essas prerrogativas de forma mais eficaz, garantindo assim a proteção de seus clientes e o devido processo legal.

“Além disso, a presença do Estatuto da Advocacia nesses locais pode contribuir para a garantia dos direitos dos cidadãos que se encontram sob custódia do Estado. Os advogados desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos dos cidadãos, e ter acesso fácil ao estatuto pode ajudá-los a assegurar que os procedimentos legais sejam seguidos adequadamente. Será mais uma medida visando combater o desrespeito às prerrogativas e combater a criminalização da atuação de todos nós advogados e advogadas”, destacou Romulo Palitot.

Fonte: Mais PB

Francisco

Recent Posts

Quatro vítimas de acidente na BR-412 seguem internadas no Hospital de Trauma de Campina

foto: reprodução/internet Quatro das seis vítimas do acidente ocorrido na BR-412 na noite de sexta-feira…

7 horas ago

IPESPE e Blog do Márcio Rangel divulgarão pesquisa com intenções de votos para Campina Grande/PB

Cumprindo mais uma vez sua responsabilidade social em garantir o fortalecimento da democracia, no ano…

8 horas ago

Grave acidente na BR-412 deixa seis pessoas feridas

FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET Na noite de sexta-feira (20), um acidente na BR-412, nas proximidades do município…

10 horas ago

Caminhão tomba na Serra do Teixeira; Motorista sai ileso

FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET Na manhã deste sábado (21), um caminhão baú tombou na Serra do Teixeira,…

10 horas ago

Identificado homem preso após matar a própria mãe com golpes de faca em Montadas, na Paraíba

FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET A Polícia Militar prendeu, na noite desta sexta-feira (20), um homem identificado como…

11 horas ago

Guiga Azevedo cresce e grupo de Adelma entra em desespero com sucessivas derrotas na justiça e teme perder eleição em Pitimbu

O desespero do grupo da atual prefeita Adelma, de Pitimbu, está chamando a atenção, sobretudo…

17 horas ago