Programa habitacional da Prefeitura disponibiliza moradias adaptadas para pessoas com deficiência

0
75

A Prefeitura de João Pessoa tem como prioridade oferecer uma vida melhor para cada cidadão, independente da sua necessidade específica. Entre as ações está a entrega de apartamentos adaptados, realizado pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), para pessoas com deficiência. Dessa forma, além de garantir que as pessoas em situação vulnerável, a Prefeitura oferece moradia acessível e confortável.

Nos conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura, 3% das unidades são destinadas para pessoas com necessidades especiais. No residencial Vista do Verde I, no Bairro das Indústrias, foram entregues pela gestão do prefeito Cícero Lucena 192 apartamentos, sendo 24 adaptados para pessoas com algum tipo de deficiência. Já no Vista do Verde II, que está em processo de conclusão para entrega, serão destinadas 25 unidades habitacionais para pessoas com necessidades especificas.

As pessoas que se encaixam nessas condições recebem apartamentos no térreo e adaptados de acordo com a sua necessidade. Elas também são inseridas no trabalho social de acompanhamento, que assiste todos os moradores do residencial, atendendo às diversas demandas.

“A acessibilidade nos apartamentos que recebem pessoas com deficiência é uma exigência do nosso prefeito Cícero Lucena. Buscamos atender e adaptar os imóveis de acordo com cada deficiência, se ela for locomotora, rampas de acesso e adaptação nos banheiros, se for problemas visuais o local conta com paredes diferenciadas, para que a locomoção seja melhor dentro do apartamento, e se for auditiva a unidade conta com uma luz na campainha, para que a pessoa veja que está sendo chamada”, ressaltou Socorro Gadelha, secretária de Habitação.

Juliana de Pontes Silva, 32 anos, mãe de Jamilly Vitória, de cinco anos, que tem hemiparesia, foi uma das contempladas da última entrega e recebeu o seu apartamento totalmente adaptado no Vista Verde I. “A adaptação foi fundamental para a minha filha, facilita demais a locomoção dela. Onde morávamos não era adequado. Aqui ela se sente mais à vontade. Acredito que ela ganhou até mais independência”, comentou Juliana Pontes.

O programa oferece imóveis seguros e bem estruturados, garantindo a dignidade das famílias. “No meu apartamento, os banheiros e a sala contêm barras e são bastante espaçosos”, ressaltou Juliana Pontes.

Apoio – Além de toda estrutura oferecida nos apartamentos, a Prefeitura disponibiliza diversos trabalhos sociais pós-ocupacional, contando com cursos de capacitação, danças específicas para idosos e pessoas com deficiência, entre outras atividades.

Cadastro – Todo cidadão pode se inscrever no programa de habitação da Prefeitura de João Pessoa, desde que seja morador da cidade e tenha renda familiar comprovada até R$1.800. As pessoas com deficiência recebem prioridade no ato da inscrição e na distribuição dos apartamentos, por atenderem um dos critérios para seleção do programa.

Para fazer a solicitação da residência adaptada, a pessoa ou representante legal precisa apresentar laudo médico, comprovando a deficiência. As inscrições são realizadas na sede da Semhab, porém devido à pandemia, atualmente o setor de cadastro está fechado para atendimento ao público, respeitando as orientações do decreto municipal. Para informações sobre cadastro e demais dúvidas, a população deve ligar para o número: 3218-5490.