Professores da Escola Bilíngue participam de Simpósio para aperfeiçoar o ensino aprendizado da língua inglesa

0
71

Os professores da Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires, no bairro Alto do Mateus, estão participando até a próxima sexta-feira (2), no município do Conde, do ‘Simpósio de Ensino e Aprendizagem para Escola Bilíngue’. O encontro é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com o Consulado Americano e com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do programa de extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (Efopli). O encontro está sendo ministrado pela especialista americana no Ensino da Língua Inglesa, Chloe Bellows, que está passando 10 meses na Escola Bilíngue, atuando na formação dos professores.

Os professores vão poder aperfeiçoar vários aspectos da língua inglesa, além de trabalhar o planejamento contemplando Inglês-Português. Além disso, serão trabalhados outros aspectos importantes como empatia, receptividade, como se preparar em relação a sala de aula, além de outros meios, sendo todos voltados para o bilinguismo.

“Esse Simpósio sobre o ensino aprendizagem bilíngue deposita uma grande expectativa de ampliarmos nosso conhecimento, de fazermos uma troca com o pessoal que foi recentemente para um intercâmbio nos Estados Unidos. Agora é uma nova oportunidade para a gente revisar, compartilhar experiências, vermos onde estão os acertos e erros para podermos corrigir e fazer os ajustes necessários que todo planejamento exige”, disse o professor de Geografia, João Ricardo Sousa.

O Simpósio abre novos horizontes para que os professores possam trabalhar cada vez mais na questão do bilinguismo buscando ampliar e aplicar os conhecimentos, trazendo os resultados para os alunos, compartilhando esses aprendizados com outros professores e com a comunidade escolar de uma forma geral.

“O ensino bilíngue na Capital foi um projeto muito bem pensado, planejado, desejado e muito pé no chão. Sempre tivemos muita confiança e gratidão aos professores da rede que lá no início toparam esse desafio junto com toda a Prefeitura de João Pessoa para garantir à cidade a primeira escola Bilíngue. E estamos vendo, em um simpósio como esse, esse sonho sendo consolidado com tanto zelo, carinho e compromisso. E é graças a essa dedicação de cada um que conseguimos manter essa parceria com o Consulado que é uma instituição totalmente exigente. Eles investem na gente porque sentem o nosso retorno e compromisso. Aproveitem esse momento e vamos acreditar no potencial das nossas crianças para realmente consolidarmos uma política de bilinguismo na cidade de João Pessoa”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

Os professores também irão participar de oficinas com grupos de trabalhos e terão que fazer apresentações. Também irão assistir a uma palestra que vai tratar sobre as tecnologias voltadas para a língua inglesa na escola.