Procura por serviços de saúde online aumenta e Prefeitura de João Pessoa moderniza protocolos para atender ao novo perfil dos usuários

0
52

Os usuários da saúde vêm se modernizando a cada dia e, com isso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem oferecendo alguns serviços de forma virtual. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Redes (NCI.br), esse aumento por atendimento de saúde de forma online é real, tendo um crescimento de 20% no número de pessoas que realizaram consulta com médico ou outro profissional da saúde pela internet durante a pandemia, com agendamentos e visualização de resultados de exames também pela internet.

Segundo os dados da pesquisa, entre os que fizeram pesquisa on-line, 63% fizeram pela rede pública e 50% pelo sistema privado. O whatsapp foi o meio mais utilizado, chegando a 50%, apenas 30% fizeram pelo sistema do aplicativo do SUS ou plano de saúde.

Para Alana Aguiar, chefe da seção do cartão SUS em João Pessoa, os serviços online são de extrema importância, principalmente neste período de pandemia. “Nosso setor tem uma procura intensa e com o atendimento remoto evitamos aglomeração e o deslocamento dos usuários para a emissão do documento do SUS, facilitando a vida dos usuários que precisam do serviço”, disse.

Ainda segundo Alana, a solicitação do cartão do SUS pode ser feito pelo aplicativo do Whatsapp. Para quem deseja fazer o cartão de maneira digital, é necessário, nesse momento, enviar via whatsapp as fotos do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome e comprovante de residência de João Pessoa. Para menores de idade, é necessário Registro de Nascimento e comprovante de residência no nome do pai ou da mãe.

Outro serviço de saúde que vem sendo bastante procurado nessa pandemia de Covid-19 é o de agendamento para castração de cães e gatos, desenvolvido pelo Centro de Controle e Zoonozes da Capital. Através do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/castracao-de-caes-e-gatos/ ), o cidadão agenda o serviço para castração do seu animal de estimação usando apenas um email.

João Pessoa Vida Saudável – Outro serviço da PMJP que vem fazendo total diferença é o programa João Pessoa Vida Saudável. Antes mesmo da pandemia já era um sucesso, mas em período de crise na saúde mundial, o projeto se destacou por oferecer atividades física para os usuários do programa pela youtube e pelo instagram. O projeto tem o objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde.

Segundo a coordenadora do programa João Pessoa Vida Saudável (JPVS), Ellen Correia, oferecer atividades físicas pela internet é fundamental, pois contribui para as pessoas que tem a vida mais corrida e não tem tempo de procurar um dos locais oferecidos pelo projeto. “Temos lives diárias com atividades pela manhã e a noite, com diversificação das aulas, oferecendo professores diferentes, com 40 profissionais, fazendo exercícios respiratórios e de postura, com dança, entre outros. Além disso, temos as nossas palestras. Nosso público é para todas as idades, então é uma ótima opção para todos”, explicou.

As aulas online acontecem pela manhã, a partir das 8h, e à noite, iniciando às 19h30. Na internet, o público pode assistir as aulas pela conta no Instagram @jpvs_jp ou pelo canal no Youtube http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/.