Problema no Windows 10 pode travar apenas por fechar e abrir o Laptop…

0
43
Problema no Windows 10 pode travar apenas por fechar e abrir o Laptop…
Problema no Windows 10 pode travar apenas por fechar e abrir o Laptop…

A Microsoft está trabalhando para corrigir um problema estranho que causa falha no Desktop Windows Manager (DWM) quando um usuário abre e fecha repetidamente o laptop.

O problema afeta laptops que executam qualquer versão do Windows 10 e configurados para operar com resolução 4K, seja por um monitor externo ou pela própria tela do dispositivo.

De acordo com uma entrada recente do Suporte da Microsoft, a falha do DWM é causada por um bug no componente Microsoft DirectX Video Memory Management e não tem nada a ver com um problema de hardware.

Falha no Windows 10

Introduzido pela primeira vez no Windows Vista, o Desktop Windows Manager determina como um aplicativo específico exibe pixels na tela.

“Quando a composição da área de trabalho está ativada, as janelas individuais não atraem mais diretamente a tela ou o dispositivo de exibição principal como nas versões anteriores do Windows”, explica a documentação no site da Microsoft.

“Em vez disso, o desenho deles é redirecionado para superfícies fora da tela na memória de vídeo, que são então renderizadas em uma imagem da área de trabalho e apresentadas no visor”.

Simplificando, o recurso do Windows 10 é responsável por ativar os efeitos visuais vinculados às atividades da área de trabalho e oferecer suporte à exibição de alta resolução, incluindo 4K.

De acordo com membros de vários fóruns online, as falhas no DWM podem ter uma variedade de efeitos diferentes, desde o menor até o debilitante.

Alguns usuários descobriram que seus ícones da área de trabalho foram reorganizados e redimensionados, outros não conseguiram ativar os temas do Windows Aero, enquanto os mais azarados receberam uma tela preta, corrigível apenas com uma reinicialização.

Conforme demonstrado por dois cenários definidos pela Microsoft, o problema só é acionado se vários critérios específicos forem atendidos.

Cenário 1:

  • Você conecta um monitor HDMI a um laptop executando o Windows 10
  • O monitor está configurado para operar com resolução 4K
  • Você reproduz repetidamente um vídeo 4K H264 em Filmes e TV no computador
  • No Painel de controle, você abre a tela Configurações avançadas do item Opções de energia e, em seguida, define a ação Fechar tampa como Não fazer nada
  • Enquanto o vídeo em 4K está sendo reproduzido, você fecha e abre repetidamente a tampa do computador

Cenário 2:

  • Você conecta dois monitores 4K a uma docking station Thunderbolt 3
  • Você conecta um laptop com um monitor de solução 4K à estação de acoplamento e, em seguida, configura uma configuração tripla de exibição 4K no modo “clone” ou “estender”
  • Você desencaixa e reinicia repetidamente o laptop

Atualmente, a empresa está trabalhando para fornecer um patch para o problema do DirectX, mas não especificou quando isso poderá chegar.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Deixe uma resposta