Primeira parcela do 13º do INSS começa a ser paga em menos de um mês; Veja quem poderá receber

0
143
Primeira parcela do 13º do INSS começa a ser paga em menos de um mês; Veja quem poderá receber
Primeira parcela do 13º do INSS começa a ser paga em menos de um mês; Veja quem poderá receber

Atenção, aposentados e pensionistas! A primeira parcela do 13º do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipada, a previsão é que esteja disponível a partir da folha de pagamento de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020, ou seja, em menos de um mês o recurso deve sair.

Já segundo previsão da Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia, a segunda parcela será paga entre os dias 25 de maio e 5 de junho. A antecipação dos recursos foi mais uma medida anunciada pelo ministro Paulo Guedes para reduzir o impacto do coronavírus no país.

De acordo com o INSS, para entrar em vigor, procedimento agora depende somente da publicação de normativos e decreto presidencial. A antecipação do 13º geralmente acontece no segundo semestre, como no ano passado em que o presidente Jair Bolsonaro autorizou o depósito entre 26 de agosto e 6 de setembro.

Veja quem poderá receber

Por lei, tem direito a receber o 13º do INSS quem recebeu durante o ano aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Calendário de abril a maio

O calendário de pagamento da primeira parcela segue o número final do cartão de benefício, começando pelo número 1, sem considerar o dígito, por exemplo, se o número é 145.678.947 -0, desconsidere o 0 (dígito), neste caso o número final é o 7. Além disso, começam a receber  os segurados que ganham até um salário mínimo, de R$ 1.045 em 2020.

Benefícios de até um salário mínimo 

Final do cartão (sem o dígito) Data do depósito 1 24/abr 2 27/abr 3 28/abr 4 29/abr 5 30/abr 6 04/mai 7 05/mai 8 06/mai 9 07/mai 0 08/mai

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do cartão (sem o dígito) Data do depósito 1 e 6 04/mai 2 e 7 05/mai 3 e 8 06/mai 4 e 9 07/mai 5 e 0 08/mai

Não há desconto do Imposto de Renda (IR) na primeira parcela, o valor dela é a metade do benefício recebido pelo segurado. Já a segunda parcela será paga no calendário de novembro, somente nesta fase o valor terá desconto do IR, calculado sobre o valor total do 13º.

Em caso de dúvidas, o beneficiário do INSS deve entrar em contato com a instituição por meio do telefone 135 que fica disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Consulta ao valor das parcelas

Os beneficiários podem consultar o valor das parcelas do 13º pelo site Meu INSS. O aposentado ou pensionista que não possui cadastro no sistema, pode solicitar no primeiro acesso. De acordo com o Ministério da Economia, para o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS serão liberados cerca de R$ 23 bilhões.

Veja também: Atenção! Confirmada nova idade para aposentadoria do INSS em 2020

Deixe uma resposta