Primeira-dama visita Vila Vicentina e destaca investimentos do Projeto Acolher

0
78
Primeira-dama visita Vila Vicentina e destaca investimentos do Projeto Acolher
Primeira-dama visita Vila Vicentina

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou, na manhã desta quinta-feira (1º), a Instituição de Longa Permanência Vila Vicentina Júlia Freire, em João Pessoa. A entidade, vinculada à Sociedade São Vicente de Paulo, é uma das contempladas pelo Projeto Acolher. Na ocasião, Ana Maria Lins conheceu as instalações da Vila Vicentina, conversou com idosos e discutiu a ampliação de parcerias com a direção da entidade.

Fundada em 1944, a Vila Vicentina atende atualmente a 68 idosos, na faixa etária dos 62 aos 109 anos. Ao todo, são 35 mulheres e 33 homens. A Instituição de Longa Permanência para Idosos foi uma das contempladas pela 5ª edição do Projeto Acolher, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Na ocasião, a primeira-dama parabenizou os responsáveis da Vila Vicentina pelo trabalho e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com as Instituições de Longa Permanência para Idosos. “É sempre bom e, ao mesmo tempo, renovador ver in loco o trabalho realizado por essas pessoas, neste caso amparando 68 idosos, oferecendo a eles moradia, saúde e assistência social. São estas pessoas que fazem a diferença”, afirmou Ana Maria Lins.

“O Governo do Estado, através de projetos como o Acolher, continuará com o grande compromisso de auxiliar estas instituições no cumprimento desta nobre missão, que é cuidar da pessoa idosa, momento em que mais se precisa do poder público, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência”, ressaltou.

O presidente da Vila Vicentina, José César Albuquerque, agradeceu a visita da primeira-dama e destacou o apoio do Governo do Estado por meio do Projeto Acolher. “Nesta quinta edição do projeto, fomos contemplados com R$ 40 mil, recursos que serão destinados à construção de um galpão de secagem. Desta forma, teremos condições de atender à Vigilância Sanitária, continuando com todos os requisitos legais de funcionamento, o que nos permite participar de projetos como o Acolher”, disse.

Já o vice-presidente da instituição, José de Arimateia, destacou que a presença da primeira-dama é um momento importante para fortalecer ainda mais as parcerias com o Governo do Estado. “É um apoio fundamental, já que vivemos de doações e de muitos voluntários. Para se ter ideia, os recursos oriundos de 70% dos benefícios dos idosos, a parte legal que nos cabe administrar, custeiam apenas 80% da folha de pessoal”, completou.

Projeto Acolher – Lançado em 2013 pelo Governo do Estado, com recursos advindos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o Projeto Acolher tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência na Paraíba, principalmente na parte de infraestrutura dos abrigos, além de promover ações nas áreas de saúde, nutrição, cultura e lazer, entre outros.

Nas quatro últimas edições, o Projeto Acolher já destinou mais de R$ 5,9 milhões para abrigos espalhados em vários municípios do Estado. A Instituição de Longa Permanência Para Idosos Vila Vicentina Júlia Freire, por exemplo, já construiu uma rede de hidratante e pavimentou o estacionamento.

O próximo investimento da Vila Vicentina com recursos do Projeto Acolher será a construção de um galpão de secagem, em atendimento à demanda da Vigilância Sanitária.

 

Redação com paraiba.pb.gov.br

Deixe uma resposta