Categories: DestaquePolítica

Presidente Lula sanciona aumento de pena de feminicídio para até 40 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nessa quarta-feira (9) a Lei 14.994/24, que amplia para até 40 anos a pena para o crime de feminicídio. É a maior pena prevista no Código Penal. O texto também tipifica o feminicídio em um artigo específico, e não mais como um tipo de homicídio qualificado. As penas passam de 12 a 30 anos de reclusão para 20 a 40 anos.

Lula se manifestou nas redes sociais após a sanção da lei. “Mais um passo no combate ao feminicídio no Brasil. Ao lado da ministra Cida Gonçalves, sancionei um projeto de lei que agrava a pena de feminicídio, aumentando a pena mínima de 12 para 20 anos, podendo chegar até 40 anos, e agravando penas de outros crimes praticados contra as mulheres. O nosso governo está comprometido e em Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero”.

O texto ainda reconhece o feminicídio como crime hediondo e traz novas previsões de agravantes, situações que podem aumentar a pena do criminoso. São elas: o emprego de veneno, tortura ou outro meio cruel; emboscada ou outro recurso que torne impossível a defesa da vítima; e emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido.

A nova lei ainda aumenta a pena do condenado que, no cumprimento de penalidade, descumprir medida protetiva. A punição aumenta de detenção de 3 meses a 2 anos para reclusão de 2 a 5 anos e multa.

Além disso, dentre as novidades da lei está a previsão de transferência do presidiário ou preso provisório por crime de violência doméstica ou familiar em caso de ameaça. Dessa forma, se ele ameaçar ou praticar novas violências contra a vítima ou seus familiares durante o cumprimento da pena, ele será transferido para presídio distante do local de residência da vítima.

A proposta com as alterações no Código Penal começou a tramitar no Senado, foi aprovado e seguiu para a Câmara. A aprovação do texto pelos deputados ocorreu em setembro e seguiu para a sanção de Lula.

Com Portal Correio

Francisco

Recent Posts

Uso de cartão de benefícios para premiações traz riscos

Executivo da área ressalta que premiações não devem ser pagas por meio do cartão de…

5 minutos ago

Plataforma de educação gratuita será lançada no Brasil

Empresa pernambucana, a Sieg Soluções Fiscais Estratégicas lança, dia 15 de outubro, a Sieg Academy,…

14 minutos ago

Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a faixa de isenção do Imposto…

23 minutos ago

Faturamento de lojas físicas da Giuliana Flores cresce 33% no 1º semestre

Unidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Mooca e Tatuapé são os…

23 minutos ago

Aposentadoria imobiliária garante renda passiva a investidor

A aposentadoria imobiliária está se tornando uma opção atrativa para investidores que buscam segurança financeira,…

27 minutos ago

EGAESE conclui debates estratégicos e destaca inovações em Gestão de Ativos

Entre os dias 23 e 26 de setembro e 1 e 2 de outubro, o…

34 minutos ago