Prefeituras de João Pessoa e Cabedelo realizam eventos que destacam o papel das guardas femininas

As Prefeituras de João Pessoa e de Cabedelo, bem como as Guardas Metropolitanas desses municípios, se uniram em prol da realização do evento que tem início nesta quarta-feira (23), às 8h, com o 2º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Paraíba. Na sequência, nos dias 24, 25 e 26 de março, segue o 5º Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais, no qual são discutidas as propostas para evolução das guardas na nossa região. O evento acontecerá no auditório master da Uniesp, na BR-230, em Cabedelo.

“A gente comemora desde já este avanço quando o assunto é guarda, nunca se falou tanto na corporação quanto agora e eu insisto em bater na tecla que com a valorização das guardas o principal beneficiado é a população. Este evento vem pra somar com o crescimento da guarda, vamos debater, trocar experiências e certamente crescer juntos” disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) de João Pessoa.

Esse momento também faz parte das comemorações do mês da mulher, da Prefeitura de João Pessoa. O tema do 2º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Paraíba aborda o machismo.

“Nossa proposta surgiu da necessidade de trazer à tona a reflexão e buscar a ruptura desse preconceito dentro da sociedade”, explicou Surama Oliveira, sub-comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Surama Oliveira inicia as palestras do evento que conta com ainda com palestras de Rebeca Figueiredo, comandante da Guarda de Paudalho-PE, com Juliana Lacerda, guarda municipal de Ilha Solteira-SP, entre outras integrantes de Guardas Civis Municipais. Além disso, haverá ainda momento de conversa sobre a Ronda Maria da Penha e apresentação do teatro de fantoches da Guarda de João Pessoa.

O evento – O Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais está na sua 5ª edição e já conta com mais de 670 inscritos, de 86 municípios e 19 estados. O objetivo é o fortalecimento e a visibilidade das guardas municipais.

“Serão três dias de muito debate e troca de experiência e tenho a certeza que todas as guardas que estarão aqui representadas voltarão para as suas cidades bem mais ricas em conhecimento e bem mais fortalecidas para que esse processo de afirmação das guardas enquanto órgão de segurança pública municipal possa se efetivar cada vez mais nos municípios brasileiros, especialmente norte e nordeste” disse Magalhães Lourenço, secretário de Segurança Municipal de Cabedelo e Comandante da Guarda Metropolitana de Cabedelo.

O evento Norte e Nordeste de Guardas segue até o sábado (26) e conta com palestras de nomes nacionais, como Odécio Carneiro, coordenador geral do Sinesp/Senasp; e José Arnon dos Santos Guerra, Assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos da EBSERH, entre outros.