Como forma de protesto contra as quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a maioria das prefeituras paraibanas estarão fechadas nesta quarta-feira (30). A mobilização tem o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Prefeitos de diversas regiões da Paraíba encabeçaram um protesto na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, contra a redução nos repasses.
Para aderir à mobilização, os prefeitos desses municípios publicaram decretos que tornam os expedientes nesta quarta-feira (30) como ponto facultativo, mantendo aberto apenas os serviços essenciais. De acordo com a Famup, 182 prefeitos aderiram à mobilização previamente, entre eles estão oito dos dez maiores municípios paraibanos: Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Cabedelo, Cajazeiras, Guarabira e Sapé.
A manifestação, liderada pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), prepara uma carta que será assinada conjuntamente pelos prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e senadores reivindicando ao presidente Lula (PT) a normalização dos repasses federais.
Presidente da Famup, George Coelho afirma que as quedas dificultam a organização das contas e a execução de projetos e ações em benefício da população. “As prefeituras estão no vermelho e precisamos de uma solução urgente para isso. O Governo Federal e o Congresso precisam olhar para os municípios, pois a situação já se encontra insustentável, beirando um colapso”, afirmou.
Municípios que já confirmaram paralisação nesta quarta-feira (30)
Com o crescimento das oportunidades de trabalho e melhora da empregabilidade, a desocupação dos trabalhadores…
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios